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    A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã dos alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt

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    R - E - MARIA DE LURDES DELMONDES.pdf (429.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Delmondes, Maria de Lurdes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo teve como objetivos analisar como o cidadão se percebe participante de um grupo social a que está inserido e como a cultura da língua espanhola pode ser um instrumento construtivo na formação do cidadão. A pesquisa tem ainda como meta analisar a importância da língua espanhola com alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt em Guaíra-Paraná, sua relevância no que diz respeito a melhoria de vida para as classes populares, uma vez que a escola deve incentivar práticas pedagógicas e metodologias que impulsionem os mesmos a uma transformação emancipadora. O Brasil e Espanha participam entre si de importantes ligações econômicas uma vez considera-se o Brasil como o receptor de investimento espanhol, citando assim investimentos de grandes empresas multinacionais da área de telefonia, setor financeiro, entre outras. Por intermédio de tais investimentos econômicos criou-se também intercâmbio econômico e cultural. A base para a elaboração deste artigo teve como fundamentação os estudos de Moreno Fernandez (2005), Sedycias (2005) e Benedetti (2005). Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica, por meio de literaturas específicas relacionadas ao assunto e pesquisa online sobre: quem são os responsáveis para se amenizar a pobreza, de modo que se possa trabalhar umas bases mais sólida que leve a construção da verdadeira cidadania sobre o assunto para analisar questões relacionadas ao tema: "A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã que emergiu a partir de trabalhos pedagógicos com alunos da 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt". Dessa forma conclui-se que o uso da língua espanhola no currículo escolar do Colégio Presidente Roosevelt atua como potencial agregador no que diz respeito a inclusão sociocultural e profissional dos alunos, garantindo melhor qualidade de ensino preparando-os para atuar como cidadãos aptos a enfrentar a realidade social que os cerca.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53733
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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