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    Educação pobreza e desigualdade social

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    R - E - CARLA JANAINA SALVADOR.pdf (346.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Salvador, Carla Janaína
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este artigo aborda a temática da educação pobreza e desigualdade social na qual são elementos cada vez mais presentes no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Tendo como questão norteadora o papel da educação no contexto das políticas de combate à pobreza e desigualdade social no Brasil, objetivou-se ainda analisar as políticas de combate à pobreza no Brasil de uma forma mais ampla, para em seguida, delimitar as características da desigualdade social e demonstrar as concepções e diretrizes que a educação pode acarretar nisto, e evidenciar aspectos positivos e negativos que se apresentam para a sua eficácia no contexto da atual conjectura da economia politica brasileira nos dias atuais. Este fenômeno tem se caracterizado desde os grandes centros urbanos até as comunidades mais distantes, que são capazes de congregar, em uma mesma localidade, diferentes grupos sociais com interesses econômicos, políticos e sociais antagônicos. Atualmente o conceito de pobreza e desigualdade social vincula-se em primeira instância a desigualdade econômica dada pela distribuição desigual de renda, mas têm se que compreender que em torno da pobreza e desigualdade social está a desigualdade de oportunidade, desigualdade de escolaridade, desigualdade de gênero e desigualdade de cultura. Este artigo baseou-se na pesquisa bibliográfica que buscou informações para a análise de dados principalmente no censo do IBGE para analisar qual impacto a educação teve nestes últimos anos sobre a pobreza e a desigualdade social a qual são elementos cada vez mais instigantes e presentes em torno da sociedade atual, com as mudanças que ocorrem cada vez mais em e maior velocidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53645
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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