• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A escola como um espaço de efetivação dos direitos humanos : uma averiguação in loco

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARY ELENE WEBER.pdf (356.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Weber, Mary Elene
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a escola, sendo um agente formador de cidadania e consequentemente estimulador de conhecimentos de direitos, estabelece a relação dos currículos escolares com direitos humanos, assim como a compreensão desses direitos por parte dos professores. Também se busca maior entendimento da relação entre o cotidiano escolar e a vida de seus alunos fora dela, se são considerados fatores sociais como pobreza, desigualdade, descriminação racial e de gênero nas discussões em sala de aula, e de que forma isso ocorre. Em termos metodológicos, realizou-se pesquisa in loco em duas escolas do município de Cascavel - PR, onde foram coletadas informações importantes que estão organizadas em tabelas no campo dos resultados. Através da pesquisa realizada foi possível compreender que a escola é um local que acolhe alunos com diversos anseios, não somente pela necessidade de adquirir conhecimento, mas se configura como um espaço de cuidado com demandas trazidas pelos seus alunos, pois suas vulnerabilidades refletem no processo de aprendizagem, assim como no relacionamento escolar. O processo de efetivação dos Direitos Humanos no espaço escolar vai além do entendimento do assunto por parte dos professores, diz respeito ao trabalho conjunto com a rede de proteção e com o trabalho de formação de senso crítico desde a primeira infância.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53751
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV