Browsing Ensino de filosofia no ensino médio by Issue Date
Now showing items 1-20 of 106
-
O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?
(2015)Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já ... -
Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora
(2015)Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes ... -
Filosofia do cotidiano em Lou Marinoff : a filosofia na rotina dos discentes de ensino médio
(2015)Resumo : A presente pesquisa se propõe a contribuir para a fomentação de debates relacionados às práticas pedagógicas do ensino de Filosofia nas salas de aula de Ensino Médio, bem como a utilização da Filosofia no cotidiano ... -
Filosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?
(2015)Resumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. ... -
A felicidade a partir da obra de Beata Vita de Santo Agostinho
(2015)Resumo : felicidade é um tema discutido por muitos filósofos. Santo Agostinho, na obra De Beta Vita, faz uma tentativa filosófica de mensurar o conceito de felicidade a partir da via teológica. Com a promoção de um encontro, ... -
O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da ... -
Estética em sala de aula
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo descobrir como abordar e aprofundar o tema ‘estética em sala de aula’. Com o intuito de conseguir a solução para esse problema, será necessário conceituar estética, relacionar ... -
Educar os mestres para mudar a educação brasileira
(2015)Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre ... -
Ensinar filosofia ou ensinar filosoficamente : um novo paradigma da educação sob ponto de vista de Edgar Morin
(2015)Resumo : Este artigo tem como finalidade analisar o papel da Filosofia na educação não apenas como disciplina programática mas também como nova abordagem do conhecimento na educação básica de acordo com o ponto de vista ... -
O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola
(2015)Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se ... -
A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia ... -
Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, ... -
O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio
(2015)Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois ... -
Trabalho liberdade ou submissão
(2015)Resumo : O trabalho se torna de fundamental importância para a humanidade e o jovem pode contribuir de forma significativa com a sociedade, que se transforma através de atividades trabalhistas. O ensino da filosofia no ... -
O mundo de Sofia como recurso didático para introdução à filosofia
(2015)Resumo : A escola pública do Estado do Paraná não comtempla o ensino de filosofia no ensino fundamental. Com a falta de conhecimento da disciplina de filosofia em sua formação. Ao avançarem para o ensino médio, os alunos ... -
O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio
(2015)Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma ... -
Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática
(2015)Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a ... -
Método socrático : uma metodologia para filosofia
(2015)Resumo : Um método de entendimento deve ter como base um bom conhecimento sobre O método de Sócrates objetiva o despertar crítico do cidadão consigo mesmo ele aguça o buscar conhecer cada vez mais e faz por si só uma busca ... -
Educação e niilismo : por uma formação do indivíduo em oposição à ideologia estatal
(2015)Resumo : Este trabalho busca levantar uma abordagem alternativa às discussões no âmbito do ensino, entendendo que um novo mundo se apresenta e que este deve da mesma forma ter a formação educacional que se aproxime de certa ...