Browsing Ensino de filosofia no ensino médio by Issue Date
Now showing items 21-40 of 106
-
O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil
(2015)Resumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não ... -
Abordagem temática do ensino de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : O trabalho docente na disciplina de filosofia no Ensino Médio requer um olhar atento para as demandas sociais nas quais o aluno está inserido. A realidade na qual a escola faz parte, requer uma educação voltada a ... -
Abordagens para o ensino de filosofia a partir da obra de Foucault : Vigiar e punir
(2015)Resumo : O presente estudo revela as abordagens para o ensino de Filosofia a partir da obra de Foucault: Vigiar e Punir. A pesquisa buscou promover a reflexão acerca do conceito de disciplina para a apresentação e trabalho ... -
A aprendizagem da filosofia no ensino médio : a possibilidade do diálogo como método
(2015)Resumo : Com o presente trabalho objetiva-se refletir acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, com a pretensão de compreender a contribuição da proposta denominada pelo professor Juarez Sofiste como a metodologia da ... -
A concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia
(2015)Resumo : A ética não só serve de base para as relações humanas, mas também para permear relações sociais, observando que os filósofos consideram a ética base ou alicerce da justiça e\ou do direito, para que os seres humanos ... -
Contribuições do ensino de filosofia à educação ambiental, 2015
(2015)Resumo : Neste trabalho, apresentamos a contribuição da filosofia enquanto disciplina no ensino médio para a educação ambiental, visto que ela enquanto disciplina curricular tem importante papel na formação da consciência ... -
Afrocentricidade : a possibilidade da práxis filosófica em sala de aula
(2015)Resumo : O presente estudo buscará versar sobre a categoria da "Afrocentricidade", enquanto mudança epistemológica, possibilitando percebermos diante de nossa práxis pedagógica como a filosofia possui diferentes formas de ... -
Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio
(2015)Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A ... -
O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes
(2015)Resumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas ... -
A educação como formação para a emancipação segundo a filosofia de adorno
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo a analise do conceito emancipação a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. A emancipação é uma das metas para a educação, pois é a partir da emancipação que podemos livrar o homem ... -
Ensino de filosofia no pensamento kantiano com abordagem para o ensaio "Resposta a pergunta : O que é esclarecimento"
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é a de analisar o pensamento kantiano com destaque especial em seu referido texto publicado em 1783 com o título "Resposta a pergunta: O que é Esclarecimento". Para tanto em um primeiro ... -
A formação continuada de professores de filosofia, do ensino médio, por meio de um grupo de estudos
(2016)Resumo : Reconhecendo a importância de uma formação continuada que considere as experiências dos professores, porém, que privilegie também reflexões conceituais sobre suas práticas, pretende-se analisar como as atividades ... -
O texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médio
(2016)Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os ... -
O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná
(2016)Resumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos ... -
A neutralidade tecnológica e a sala de aula : análise teórica e prática de Pierre Levy
(2016)Resumo : Ao longo deste trabalho faremos uma investigação sobre o processo de ensino de filosofia e as novas tecnologias. Sabemos que com o advento do século XXI as novas ferramentas tecnológicas vieram para ocupar papel ... -
Transgênicos : uma ameaça à ética , aos valores sociais e à atividade científica
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do tema sobre a utilização dos transgênicos, a relação entre a ética, os valores sociais e cognitivos e a atividade científica Com base no tema proposto, será ... -
Sujeitos da educação na luta por reconhecimento
(2016)Resumo : O presente estudo se propõe a analisar os sujeitos da educação na contemporaneidade e seu movimento em torno da luta por reconhecimento. Bem sabemos que os traços da modernidade versus contemporaneidade configuraram ... -
Relações de poder : ensinando poder no ensino médio a partir do urbano
(2016)Resumo : Como ensinar a nossos alunos que o poder está permeado nas relações urbanas de construção desse espaço sobre o espaço natural e seus agentes construtores? -
Filosofia e meio ambiente no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho tem a intenção de apresentar uma proposta interdisciplinar para articular conhecimentos e práticas pedagógicas entre as disciplinas de filosofia e educação ambiental, sendo que tais práticas ...