• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOSMAR DE JESUS BATISTA.pdf (819.1Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Batista, Josmar de Jesus
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já inseridos no mercado de trabalho. Este dado por si só já nos remete a uma das especificidades da EJA - uma modalidade de ensino composta por jovens e adultos que por diversos motivos não concluíram sua escolarização do Ensino Médio no tempo considerado e instituído como o "normal". A proposta do presente trabalho é analisar o ensino de filosofia na EJA a partir da problematização de seu ensino e da sua organização na grade curricular e Diretrizes, tendo como pressuposto um conceito de filosofia que se caracteriza por trabalhar a autonomia e buscar a emancipação dos sujeitos. A fundamentação teórica no trato com a caracterização da EJA tem como referencias Miguel Gonzáles Arroyo, o qual discute o campo da EJA como campo de direitos, e a educação transformadora na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, que a partir da politização nos fornece a base para pensar sobre o ensinar ou mesmo pautar nossas ações pedagógicas. Por fim, depois da exposição dos vários problemas do atual ensino de filosofia na EJA, apresentamos uma proposta metodológica que relaciona os conteúdos estruturantes entre si, o que, a nosso ver, viabiliza um ensino menos fragmentado por propor um trabalho do pensamento nas diversas áreas ou campos filosóficos (ética, lógica, política, estética, etc.).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50867
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV