A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
Resumo
Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia na nossa vida, pois, nos remete a todo instante a refletir, experimentar e indagar situações de nosso dia a dia. Assim a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da filosofia e o conhecimento filosófico para o ensino médio; identificar o sentido da filosofia e a importância que ela passou a representar no dia a dia de cada um e refletir a prática educativa dos professores desta disciplina. A filosofia é uma disciplina que é muito questionada em seu conhecimento. Contudo, quando não nos contentamos apenas com o que é imediatamente útil desejamos formar uma visão abrangente daquilo que aparece de modo fragmentado em nossa experiência cotidiana, então necessitamos da Filosofia. O conhecimento filosófico, nos mostra que é muito importante ter bases fundamentadas para que nossa crítica se torne mais sólida, assim teremos embasamento para indagar, questionar e mostrar nosso posicionamento diante de certos fatos. O compreender filosófico diante do conhecimento no ensino médio, traz para dentro de todos experiências concretas para que cada um possa na sua formação adquirir mais convicção daquilo que se acredita. Portanto a introdução do ensino de filosofia veio para provocar nos alunos do ensino médio inquietações que o façam refletir e fazer as mudanças necessárias para que seja construída sua própria autonomia e senso crítico. E aprendam ter atitudes filosóficas, ou seja, tome-se a capacidade de indagar. Entretanto não podemos deixar de citar o conhecimento pelo senso comum, porque também é uma forma de conhecimento, porém, de uma maneira mais ideológica. Mas é importante salientar que independente de muitas dificuldades presentes neste setor educacional, ainda assim percebemos como a filosofia é essencial para nossa vida acadêmica.