O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes
Resumo
Resumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas fazem parte do cotidiano dos alunos de Ensino Médio, portanto o direcionamento específico à corrente filosófica do Existencialismo. Para a elaboração dessa pesquisa foram analisados alguns questionamentos de alunos da faixa etária de quatorze a quinze anos. A vivência dos adolescentes foi relacionada aos conceitos de liberdade, responsabilidade, dimensão corporal e sexualidade. Como embasamento teórico, foram analisados os mesmos conceitos nas obras de Jean Paul Sartre. Pretende-se com essa pesquisa fundamentar uma sugestão de metodologia de ensino que torne a Filosofia mais próxima ao contexto dos adolescentes. Para ilustrar essa metodologia são propostas duas aulas de Filosofia para o Ensino Médio, seguindo os quatro pilares estruturais sugeridos por Silvio Gallo: sensibilização; problematização; investigação e conceituação.