• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANDREIA RIBEIRO PIMENTEL.pdf (342.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Pimentel, Andréia Ribeiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio. Apresenta-se o caráter emancipatório da filosofia em contraste com os problemas pedagógicos, que envolve a formação e prática de ensino da disciplina de filosofia. A abordagem sobre o ensino da filosofia baseia-se nas Diretrizes Curriculares da Educação e bibliografias de filósofos que tratam do assunto. A noção de emancipação que se defende no ensino da filosofia tem como referencial o livro "o mestre ignorante" de Rancière, que trata do princípio da igualdade de inteligências, considerado tanto no ato de ensinar quanto de aprender. Pretende-se, assim, estabelecer uma inter-relação entre a formação, a prática de ensino e as questões de método; e configurar a emancipação como princípio fundamental na formação e na prática de ensino de filosofia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50417
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV