A aprendizagem da filosofia no ensino médio : a possibilidade do diálogo como método
Resumo
Resumo : Com o presente trabalho objetiva-se refletir acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, com a pretensão de compreender a contribuição da proposta denominada pelo professor Juarez Sofiste como a metodologia da Investigação Dialógica, baseada nos princípios socráticos do filosofar para com esses jovens alunos. No capítulo 1, procura-se mostrar a educação na atualidade e a necessidade de uma metodologia dentro da disciplina de Filosofia que encante e incentive o jovem adolescente, aluno do ensino médio a filosofar. No capítulo 2, pesquisa-se a história da Filosofia, a sua ausência e presença na educação brasileira. No capítulo 3 estuda-se a história de Sócrates a fim de conhecer a contribuição da Investigação Dialógica como metodologia para o ensino de Filosofia no ensino médio. Chegando, enfim, a conclusão que o método da Investigação Dialógica é um método que, utilizado com seriedade, pode sim propiciar ao aluno do ensino médio o filosofar com fundamentos.