• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educar os mestres para mudar a educação brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VALMIR COQUEIRO FONTANA.pdf (695.7Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Fontana, Valmir Coqueiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre a educação desde a Grécia antiga, enfatizando a educação prussiana, fazendo-se um percurso até a educação brasileira dos nossos dias e as mazelas que perpetuam no sistema educacional e na formação e prática dos professores (as), educadores (as), em específico os que atuam na disciplina de Filosofia, foco de interesse deste estudo. Ao trazer a discussão à luz da história e de autores que tratam o tema, pretende-se pontuar a necessidade de que o (a) professor (a) seja educado (a) para então, mudar a educação brasileira. Para maior embasamento ao pensamento deste autor, recorreu-se aos escritos de Nietzsche sobre as transmutações (metamorfoses) do espírito para assim evidenciar a necessidade de mudanças do próprio professor nas suas atitudes e práticas para que possa então, realizar mudanças em sala de aula. Propõe-se um modelo de plano de aula de Filosofia, detalhado em momentos distintos de modo a orientar e sugerir práticas que privilegiem a autoria e a autonomia dos estudantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51464
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV