• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ADERLAN SILVERIO.pdf (560.6Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silverio, Aderlan
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, dentre os quais interessam os chamados obstáculos pedagógicos. Procurou-se uma análise estrutural da principal obra do autor, A formação do espírito científico, de 1938, a fim de identificar a noção de obstáculos epistemológicos, enquanto entraves produzidos pela empiria à tarefa de representação concreta do mundo. Investiga-se aqui se e como tais obstáculos podem ser relacionados com o ensino de Filosofia. Acredita-se que tal proposta possa elucidar e problematizar aspectos importantes do processo de ensino e aprendizagem na disciplina, desvelando ou refutando a presença dos obstáculos por meio da proposição de um projeto de pesquisa no campo da avaliação construtivista comparada.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50409
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV