Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 45-64 of 106
-
O estudo de política em sala de aula em escola do campo
(2018)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como uma aula de filosofia política pode ser aplicada em uma escola do campo no âmbito da educação estadual no Estado do Paraná. Foi elaborado um planejamento de aula ... -
Um estudo sobre ética, moral e valores
(2018)Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como os conceitos sobre ética, moral e valores podem ser abordados destacando sua importância na formação das pessoas e sua relação com a disciplina de Filosofia. Através da ... -
O evento totalitário sob o viés de Hannah Arendt
(2018)Resumo: O presente trabalho tratará da filosofia política de Hannah Arendt. Em um primeiro momento, encontra-se o estudo acerca do totalitarismo na medida em que este é fundamental para a compreensão do pensamento arendtiano. ... -
Existe conhecimento a priori ou todo o conhecimento se dá a posteriori?
(2018)Resumo : O presente trabalho se propõe a ser um plano de ensino para trabalhar a temática sobre a fonte do conhecimento humano, de forma a levar o aluno do Ensino Médio a refletir se a fonte do nosso conhecimento é a priori ... -
A felicidade a partir da obra de Beata Vita de Santo Agostinho
(2015)Resumo : felicidade é um tema discutido por muitos filósofos. Santo Agostinho, na obra De Beta Vita, faz uma tentativa filosófica de mensurar o conceito de felicidade a partir da via teológica. Com a promoção de um encontro, ... -
A felicidade segundo Epicuro : em uma proposta transdisciplinar
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se à uma proposta transdisciplinar que tem como foco principal de pesquisa a felicidade em Epicuro. Inicialmente são apresentados os parâmetros conceituais sobre a transdisciplinaridade ... -
Filosofia : uma proposta de apresentação para alunos do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho versa sobre uma possível apresentação da filosofia para estudantes do ensino médio. Partindo das indagações iniciais dos estudantes que travam contato com o campo filosófico pela primeira vez, buscamos ... -
Filosofia como disciplina no currículo do ensino médio : apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio - Paranaguá - PR
(2018)Resumo: O presente estudo identifica os apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio – Paranaguá sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, limitou-se está investigação ao ... -
Filosofia do cotidiano em Lou Marinoff : a filosofia na rotina dos discentes de ensino médio
(2015)Resumo : A presente pesquisa se propõe a contribuir para a fomentação de debates relacionados às práticas pedagógicas do ensino de Filosofia nas salas de aula de Ensino Médio, bem como a utilização da Filosofia no cotidiano ... -
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
(2018)Resumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, ... -
Filosofia e ENEM : uma realidade a se pensar
(2016)Resumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar o ensino de filosofia no Ensino Médio. Passando a situar seu ensino a partir da legislação da filosofia, ou seja, a Lei que rege seu ensino, embora não torne ... -
Filosofia e meio ambiente no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho tem a intenção de apresentar uma proposta interdisciplinar para articular conhecimentos e práticas pedagógicas entre as disciplinas de filosofia e educação ambiental, sendo que tais práticas ... -
Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora
(2015)Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes ... -
Filosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?
(2015)Resumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. ... -
A filosofia política no ensino médio : meios de se trabalhar o contratualismo em sala de aula
(2018)Resumo: O estudo a seguir busca apresentar as dificuldades pelos quais os docentes da disciplina de filosofia do ensino médio se deparam nas salas de aula. A ausência de materiais didáticos, tão essenciais ao ensino da ... -
Filosofia, cinema e emancipação : o uso de filmes nas aulas de filosofia do ensino médio como estratégia para a construção da nova sensibilidade marcuseana
(2018)Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem, como um dos seus principais objetivos, redefinir o espaço e papel dos filmes nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Buscamos defender a potencialidade do cinema como ... -
Finitude humana como tema na disciplina de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma proposta de abordagem do tema da finitude humana no Ensino Médio, na disciplina de filosofia. Pressupomos que os jovens não tem se dado conta da própria finitude, vivendo, por ... -
A formação continuada de professores de filosofia, do ensino médio, por meio de um grupo de estudos
(2016)Resumo : Reconhecendo a importância de uma formação continuada que considere as experiências dos professores, porém, que privilegie também reflexões conceituais sobre suas práticas, pretende-se analisar como as atividades ... -
A formação do cidadão ideal na República de Platão
(2018)Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar que tipo de homem (cidadão) Platão almeja "formar" para viver em sua cidade ideal. A República constitui um projeto ambicioso de reforma da sociedade e do homem. A educação ...