• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Filosofia como disciplina no currículo do ensino médio : apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio - Paranaguá - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARIA APARECIDA DA SILVA.pdf (524.0Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Maria Aparecida da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo identifica os apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio – Paranaguá sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, limitou-se está investigação ao ensino Médio (1º ao 3º ano) do Colégio Estadual José Bonifácio na cidade de Paranaguá. A indagação que norteia esta monografia é: Qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a disciplina de Filosofia? E as perguntas norteadoras são: a prática docente da disciplina de Filosofia está adaptada às indagações e questionamentos dos educandos do Ensino Médio? É possível relacionar o entorno cotidiano dos alunos com o conteúdo aplicado na disciplina de Filosofia no Ensino Médio? A pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aos alunos da disciplina de Filosofia do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e a um professor de Filosofia do mesmo colégio que voluntariamente respondeu um questionário diferenciado. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e legal da Filosofia como disciplina no Brasil. Na pesquisa de campo foram utilizados questionários (com 11 perguntas) aplicados às turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, dos quais doze (12) responderam. Outro questionário com 4 perguntas foi aplicado a um professor de Filosofia que leciona nas turmas do nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O estudo elaborado permitiu identificar as indagações dos alunos, que em sua maioria, entendem a importância da disciplina de Filosofia, contudo devido ao modo como são ministradas as aulas não consegue contextualizar a Filosofia com os temas cotidianos. Em suma é preciso rever a didática utilizada nas aulas de Filosofia e despertar o interesse do educando a fim de fomentar um conhecimento crítico e ativo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56843
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV