Navegação Coordenação Pedagógica por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 455
-
Um olhar investigativo sobre a escola e o desafio da coordenação pedagógica frente à construção da gestão democrática
(2014)Resumo :O presente trabalho teve como objeto de estudo a implementação da gestão democrática numa escola da Rede Pública Paranaense. Reconhecendo a escola como espaço contraditório, que ora convoca e ora resiste à tomada ... -
A formação do professor na perspectiva da inclusão
(2014)Resumo : A pesquisa objetiva analisar a importância da preparação e formação dos docentes que atuam em classes de ensino regular para o atendimento a alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), bem como, analisar ... -
Família e escola no contexto da educação infantil
(2014)Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo a família e a escola no contexto da educação infantil, explicitando as dificuldades de diferenciar quem educa e quem ensina nesta etapa da educação básica. Foram realizadas ... -
O coordenador pedagógico na mediação entre o sujeito aprendiz e os conteúdos escolares/curriculares e a prática docente na escola
(2014)Resumo : O presente trabalho analisa alguns aspectos pertinentes ao coordenador pedagógico na mediação da prática docente bem como compreender o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente sua atuação ... -
Ensino médio por blocos de disciplinas semestrais no Colégio Estadual Carlos Gomes - EFM : limites e perspectivas
(2014)Resumo : Este trabalho busca apresentar a proposta do Estado do Paraná através da Secretaria da Educação de diminuir os índices de evasão e reprovação do Ensino Médio através da elaboração e desenvolvimento do Ensino Médio ... -
Qualidade no processo de alfabetização : limites e possibilidades da formação docente
(2014)Resumo : O objetivo deste artigo é analisar um dos fatores que interferem na qualidade do processo de alfabetização: a formação docente. Retratando as limitações de conhecimentos de professores com nível superior, que atuam ... -
A indisciplina e o papel da família, escola e do gestor escolar
(2014)Resumo : O intuito deste trabalho é compreender e analisar os fatores que geram a indisciplina na sala de aula, uma vez que se constata que a mesma é um grande desafio para todos os educadores que buscam dar uma boa aula. ... -
Software de autoria Visual Class
(2014)Resumo : O presente trabalho aborda o uso das tecnologias educacionais como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, em especial softwares de autoria como o Visual Class. Objetiva-se com este trabalho mostrar ... -
Educação em tempo integral no município de São João : desafios e perspectivas
(2014)Resumo : Este artigo apresenta análise da Educação em Tempo Integral desenvolvida no Município de São João, estado do Paraná. Procura-se dar ênfase aos desafios e as perspectivas de sua implantação, desde o início até o ... -
Incisciplina escolar : um desafio para os profissionais da educação
(2014)Resumo : O presente artigo aborda o tema indisciplina em sala de aula, fato que afeta a aprendizagem dos alunos, tornando-se muito preocupante para professores e pais. Para entendermos melhor o assunto, inicialmente é ... -
O papel mediador do coordenador pedagógico na avaliação da aprendizagem da educação infantil
(2014)Resumo : A avaliação por ser uma ação fundamental e necessária no processo ensino aprendizagem requer pesquisa, estudo e fundamentação teórica aliada à prática do cotidiano escolar. O presente estudo busca demonstrar a ... -
Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar
(2014)Resumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, ... -
A importância do lúdico na educação infantil
(2014)Resumo : O presente artigo visa analisar a importância do lúdico na aprendizagem infantil, o significado do brincar para a criança, visto que quando brinca, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, estabelece ... -
Planejamento participativo na educação infantil
(2014)Resumo : O trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar a participação de crianças de Educação Infantil, na faixa etária de quatro a cinco anos, nas práticas educativas da instituição que frequentam em período integral. ... -
Integrar os meios de informação e comunicação para dinamizar e auxiliar o encaminhamento das reuniões pedagógicas e formação continuada
(2014)Resumo: As reuniões pedagógicas se caracterizam como um espaço destinado à prática pedagógica, seus encaminhamentos e aperfeiçoamentos sendo diretamente auxiliar para a formação continuada. Porém, alguns empecilhos dificultam ... -
O papel do pedagogo na formação continuada em serviço
(2014)Resumo : Sabe-se que atualmente o pedagogo desenvolve em sua rotina diversas tarefas, muitas delas burocráticas, não conseguindo, na maioria das vezes, realizar o acompanhamento pedagógico e promover a formação em serviço ... -
O papel do coordenador pedagógico frente às práticas educativas : adaptação e flexibilização curricular
(2014)Resumo : Este artigo tem como principal objetivo, relatar qual é o papel do coordenador pedagógico diante das necessidades diárias dos professores frente às adaptações curriculares necessárias ao bom desempenho dos educandos ... -
A evasão na educação de jovens e adultos
(2014)Resumo : O direito à educação é um direito de todos, no entanto nos deparamos com uma sociedade da qual fazem parte diversos jovens e adultos não alfabetizados ou que não concluíram nem mesmo as séries iniciais do ... -
A rotatividade do educando da educação do Campo de Tupãssi
(2014)Resumo : O presente trabalho tem como pretensão refletir sobre a rotatividade em que envolve o educando do campo e seu processo de aprendizagem, buscando analisar o contexto o qual está inserido, as interferências do meio ... -
Rádio escola : a tecnologia como apoio pedagógico no processo de comunicação
(2014)Resumo : A presente pesquisa apresenta a rádio escola como uma ferramenta tecnológica eficiente e atual para promover a aproximação entre a instituição escolar e as tecnologias. Diante disso, este artigo constitui-se de ...