O papel do pedagogo na formação continuada em serviço
Resumo
Resumo : Sabe-se que atualmente o pedagogo desenvolve em sua rotina diversas tarefas, muitas delas burocráticas, não conseguindo, na maioria das vezes, realizar o acompanhamento pedagógico e promover a formação em serviço com os professores nos horários de permanência. Ao analisar a rotina diária dos pedagogos de uma Escola Municipal de Curitiba, diagnosticou-se qual é o seu real papel frente à formação continuada em serviço e a razão desta função não acontecer nos momentos de permanência. Através de relatos dos pedagogos, obtidos através de um estudo exploratório, constata-se que ainda há muito que se avançar no que diz respeito ao papel do pedagogo na formação continuada em serviço. Ela é primordial para a práxis pedagógica, enquanto articulação entre teoria e prática e cabe a este profissional, organizar sua rotina e assumir esta função. Também reforça a importância da equipe diretiva atuar juntamente ao setor pedagógico para garantir os momentos de formação profissional no ambiente escolar. Para finalizar sugere novas organizações
na rotina do pedagogo, que certamente contribuirão para os momentos de estudo e formação profissional. Toda a análise apresentada, objetiva única e exclusivamente o aprimoramento da prática pedagógica, porém sob o viés do papel do pedagogo na formação continuada em serviço, almejando efetivar a práxis pedagógica.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]