Navegação Dissertações por tipo "Dissertação Digital"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 152
-
Alfabetização na BNCC : desafios e possibilidades na prática pedagógica dos professores
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos de aprendizagem para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, que deve ocorrer até o término do 2º ano do Ensino Fundamental, aprofundando as ... -
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
(2023)Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico ... -
Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A ... -
Arte e tecnologia : leituras e representação de mundo
(2024)Resumo: A presente investigação partiu da inquietude de identificar as contribuições das Tecnologias no ensino de Arte, a partir da leitura e significados culturais no mundo dos educandos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental ... -
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ... -
As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
(2021)Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como meus recursos internos, enquanto professora, foram sendo aflorados na experiência de aprender/ensinar o ofício de narrar a partir das vivências com os estudantes ... -
Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
(2021)Resumo: Esta pesquisa buscou propor o projeto Hoje tem Pedal guiado pelo conceito de Letramento Corporal para as aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta ... -
Artista-professora-pesquisadora : uma reflexão sobre ensinar arte para alunos do 4. ano de ensino básico a partir da obra Bichos urbanos
(2018)Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de práticas educacionais em Arte realizadas em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Curitiba. Participaram da pesquisa 21 ... -
Ateliê (des)educador
(2022)Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ... -
Atravessamentos formativos de um professor de sociologia
(2023)Resumo: Esta pesquisa envolve marcas de experiências deste professor de sociologia, vividas na escola e em outros espaços. Elas me convocaram a pensar alguns movimentos minoritários que vazam do currículo institucionalizado. ... -
Atribuições e desafios dos pedagogos que atuam em colégios agrícolas da educação profissional técnica de nível médio
(2021)Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de estudo as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam em Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dessa forma, por entender que esse profissional ... -
As aulas de educação física escolar na pandemia de Covid-19 : possibilidades e desafios para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga as aulas de Educação Física escolar na pandemia de COVID-19, considerando as possibilidades e desafios para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e ... -
Autoria em música na educação básica : um estudo bakhtiniano
(2019)Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), parte de uma sequência didática implementada junto aos alunos do segundo ao quinto ano do ... -
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos
(2021)Resumo: Esta dissertação intitulada avaliação na Educação Infantil de Curitiba: Uma análise sobre os pareceres descritivos teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e as possibilidades dos pareceres descritivos ... -
Biopolítica e a governamentalidade : os registros dos relatórios das práticas escolares em tempos de pandemia, como dispositivo do trabalho pedagógico
(2022)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no cotidiano da organização do trabalho do pedagogo, a partir dos registros dos relatórios que validam as Atividades Pedagógicas não Presenciais ... -
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ... -
Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar os Campos de Experiências sob as práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica - a educação infantil. Os principais documentos utilizados para análise foram ... -
Capoeira e processos formativos : cartografias afetivas
(2019)Resumo: Inauguro esta pesquisa com narrativas singulares, conectando minha trajetória na capoeira com outras composições - narrando a capoeira em diferentes espaços e tempos, trazendo as marcas desses encontros e sua ... -
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ... -
Concepção sobre educação em tempo integral na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que teve como objetivo identificar a concepção sobre Educação em Tempo Integral dos professores dos ...