Arte e tecnologia : leituras e representação de mundo
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Laforce, Janaina Rocha dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente investigação partiu da inquietude de identificar as contribuições das Tecnologias no ensino de Arte, a partir da leitura e significados culturais no mundo dos educandos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental I. Para tanto, foi necessário caracterizar o perfil sociocultural e tecnológico dos estudantes, bem como, identificar os diferentes significados e representações culturais das leituras expressas pelos mesmos dos materiais artísticos veiculados nas mídias sociais. A pesquisa teve como fundamentos os teóricos de Ana Mae Barbosa (1975,1991,1999), do campo das Artes Plásticas e da Arte Educação Paulo Freire (1987 e 1996), que aborda a teoria da libertação dos oprimidos pela leitura de mundo e a relação com os opressores, Bertoletti (2016) que pesquisa Ensino da Arte na era das Tecnologias, dentre outros. A pesquisa caracterizou-se por natureza qualitativa, do tipo exploratório e narrativa, com enfoque de pesquisa-ação. Os participantes foram educandos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental I, de uma escola da Rede Municipal de Curitiba, do Núcleo Regional Matriz, que participaram das Oficinas de Arte. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário com perguntas abertas e fechadas, visando caracterizar o perfil socioeconômico e tecnocultural e materiais artísticos veiculados nas mídias sociais, como vídeos propagandas, memes, imagens gráficas e charges, sobre os quais houveram leituras, com significados e interpretações dos educandos. As análises dos dados levantados tiveram como base teórica o método de Aguiar & Ozella (2013) que trabalham com Núcleos de Significação, a partir do expresso de forma narrativa, sendo que as vozes constituem os pré-indicadores, que aglutinadas definem os indicadores, e compõem os Núcleos de Significados, que carregam e expressam uma unidade de pensamento e linguagem. Esse trabalho contribuiu com a produção literária e artística dos educandos, repensando as práticas pedagógicas, a partir dos significados culturais expressos nas leituras e interpretações do conteúdo veiculado nas mídias sociais e materiais artísticos. Abstract: The present investigation started from the concern to identify the contributions of Technologies in the teaching of Art, based on reading and cultural meanings in the world of students in the 2nd Cycle of Elementary School I. To do so, it was necessary to characterize the sociocultural and technological profile of the students, as well as, identify the different meanings and cultural representations of the readings expressed by them of artistic materials disseminated on social media. The research was based on the theorists of Ana Mae Barbosa (1975,1991,1999), from the field of Fine Arts and Art Education Paulo Freire (1987 and 1996), which addresses the theory of liberation of the oppressed through reading the world and the relationship with oppressors, Bertoletti (2016) who researches Art Teaching in the Age of Technology, among others. The research was characterized by a qualitative nature, exploratory and narrative, with an action research focus. The participants were students from the 2nd Cycle of Elementary School I, from a school in the Municipal Network of Curitiba, from the Núcleo Regional Matriz, who participated in the Art Workshops. The data collection instruments were a questionnaire with open and closed questions, aiming to characterize the socioeconomic and technocultural profile and artistic materials published on social media, such as video advertisements, memes, graphic images and cartoons, on which there were readings, with meanings and interpretations. of students. The analyzes of the data collected had as a theoretical basis the method of Aguiar & Ozella (2013) who work with Meaning Nuclei, based on what is expressed in a narrative form, with the voices constituting the pre-indicators, which when combined together define the indicators, and make up the Cores of Meanings, which carry and express a unity of thought and language. This work contributed to the literary and artistic production of students, rethinking pedagogical practices, based on the cultural meanings expressed in the readings and interpretations of content published on social media and artistic materials.
Collections
- Dissertações [198]