• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ROMEU GONCALVES DE MORAIS.pdf (1.157Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A partir do objetivo geral delimitamos o objetivo específico: analisar se a Modelagem Matemática proporcionou percepções diferentes daquelas que o estudante já possuía em relação à maneira como a Matemática era trabalhada em sala de aula através dos livros didáticos e agora com a participação na elaboração e resolução das atividades. Numa abordagem qualitativa, pesquisa traz o referencial teórico sobre o tema com as concepções de alguns autores em relação à Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. A pesquisa aponta para a possibilidade de, metodologicamente, utilizar a Modelagem Matemática como uma estratégia para a apreensão dos conteúdos matemáticos, utilizando-se como base os resultados obtidos pelo grupo de vinte e cinco estudantes do terceiro ano do ensino médio. A presente pesquisa utilizou-se de entrevistas, análise de materiais produzidos pelos estudantes pesquisados, observação e grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco estudantes que formavam a terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Tunas do Paraná. Os principais interlocutores utilizados para fundamentação desta pesquisa foram os professores: Ubiratan D' Ambrósio, Maria Salett Biembengut, Rodney Bassanezi, Jonei Cerqueira Barbosa e Dionísio Burak. Palavras Chave: Modelagem Matemática. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Básica. Metodologia.
     
    Abstract: This research has as general objective to analyze how the students of the third grade of High School, from a public school in the municipality of Tunas do Paraná, perceive Mathematical Modeling for their learning. From the general objective we delimit the specific objective: to analyze if the Mathematical Modeling provided different perceptions of those that the student already had in relation to the way Mathematics was worked in the classroom through the didactic books and now with the participation in the elaboration and resolution of activities. In a qualitative approach, research brings the theoretical reference on the subject with the conceptions of some authors in relation to Mathematical Modeling and its contributions to Mathematical Education. The research points to the possibility of methodologically using Mathematical Modeling as a strategy for the apprehension of mathematical contents, using as basis the results obtained by the group of twenty-five students of the third year of high school. The present research was used of interviews, analysis of materials produced by the researched students, observation and focal group. The subjects of the research were twenty-five students who formed the third series of the High School of a public school of the Municipality of Tunas of Paraná. The main interlocutors used to support this research were the teachers: Ubiratan D 'Ambrósio, Maria Salett Biembengut, Rodney Bassanezi, Jonei Cerqueira Barbosa and Dionísio Burak. Keywords: Mathematical Modeling. Teaching and Learning of Mathematics. Basic Education. Methodology.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58333
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV