Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
Abstract
Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico da instituição e a prática pedagógica proposta. No intuito de alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática e integrativa entre os autores para identificar os principais conceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas. Nessa fundamentação teórica, utilizou-se autores como Paulo Freire (1987), Barrows (1986), Berbel (1998), Delisle (2000), Barell (2007), Souza e Dourado (2015). Sucedeu-se também uma análise documental para verificar os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola investigada e pela coleta de dados analisou-se a organização do trabalho pedagógico dos docentes frente ao Projeto Político-Pedagógico e aos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo exploratório-descritivo e documental no PPP da escola, sobre a implementação da metodologia. O conceito da ABP criado por Barrows (1986) representa ua metodologia de aprendizagem que tem por base a utilização de problemas como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos promovendo uma aprendizagem centrada no aluno com a utilização desta metodologia ativa. A partir dessa definição e da análise realizada concluiu-se que os discentes conseguem desenvolver as habilidades para solucionar situaçõesproblemas que levarão para a vida adulta. No entando, não fica claro se os mesmos conseguiram absorver o conteúdo necessário das disciplinas através das pesquisas guiadas. Porém, ao utilizar a ABP os estudantes exercitam suas habilidades de análise crítica das situações-problema e do cenário para a compreensão e a resolução, sendo essencial para cidadãos no século XXI. Abstract: This dissertation research proposes to investigate the applicability of Problem-Based Learning (PBL) in contexts of Basic Education, comparing the basic concepts of PBL against the Political Pedagogical Project of the institution and the proposed pedagogical practice. In order to achieve this objective, a systematic and integrative review was carried out among the authors to identify the main concepts of Problem-Based Learning. In this theoretical foundation, authors such as Paulo Freire (1987), Barrows (1986), Berbel (1998), Delisle (2000), Barell (2007), Souza e Dourado (2015) were used. A document analysis was also carried out to verify the principles of Problem-Based Learning in the Pedagogical Political Project - PPP of the investigated school and, through data collection, analyze the organization of the teachers' pedagogical work in view of the Political- Pedagogical Project and the principles of Based Learning. in Problems. This is a qualitative research, with an exploratory-descriptive and documental study in the school's PPP, on the implementation of the methodology. The concept of Problem-Based Learning created by Barrows (1986) represents a learning methodology based on the use of problems as a starting point for the acquisition and integration of new knowledge, promoting studentcentered learning with the use of this active methodology. . Based on this definition and the analysis carried out in this research, it was concluded that students are able to develop the skills to solve problem-situations that they will carry into adult life, however, it is not clear whether students were able to absorb the necessary content of disciplines through of guided searches. However, when using the PBL, students exercise their critical analysis skills of problem situations and the scenario for understanding and resolution, this skill becomes essential for citizens in the 21st century.
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