• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Artista-professora-pesquisadora : uma reflexão sobre ensinar arte para alunos do 4. ano de ensino básico a partir da obra Bichos urbanos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SIMONE KOUBIK BORTOLANZA.pdf (31.03Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Bortolanza, Simone Koubik, 1964-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de práticas educacionais em Arte realizadas em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Curitiba. Participaram da pesquisa 21 alunos na faixa etária de 8 a 10 anos, residindo em sua maioria nas proximidades da escola, onde a pesquisa foi realizada. A metodologia envolveu a participação e intervenção da artista-professora-pesquisadora fundamentada na pesquisa qualitativa e descritiva. A pesquisa teve como fundamentação teórica a concepção artistaprofessora- pesquisadora, apoiada nos estudos de Jociele Lampert (2016) e na proposta de Educação Estética de Abigail Housen (2011) e Maria Helena Wagner Rossi (2009). A proposta baseou-se no uso de obras da própria autora desta pesquisa, da obra Bichos Urbanos, com a intenção de que a "leitura" pudesse ser mediada pela professora-artista. O objetivo dessa prática educativa, específica para essa turma, foi desenvolver os processos de compreensão e interpretação das imagens e das narrativas visuais, de modo que o universo icônico das linguagens figurativa e verbal se entrelaçasse na dimensão entre a imagem e a palavra, reforçando os processos da aprendizagem. O contexto de vivência dos alunos foi levado em consideração, abrangendo elementos como valores e saberes individuais, estimulando-se os alunos à reflexão crítica, a partir do desenvolvimento da capacidade de compreender o que querem dizer as imagens, enfatizando o aspecto autoral, despertando-os para a criação, partindo-se do pressuposto de que há professores-artistas, como também pode haver alunos-artistas produzindo suas próprias imagens com suas próprias ideias, valores ou sentimentos. Palavras-chave: Leitura de imagens. Professora-artista-pesquisadora. Ensino de Arte. Educação Estética.
     
    Abstract: This work aims to present the results of Art educational practices held in the 4th year of the Elementary Grade I of a Municipal School of Curitiba. Twenty-one students from 8 to 10 years old participated of the research, almost all of them lived near the school where the research was conducted. The methodology involved the artist-teacher-researcher participation and intervention based on qualitative and descriptive research. The research was based on the theoretical artist-teacher-researcher conception, supported by the studies of Jociele Lampert (2016) and the Aesthetic Education proposal of Abigail Housen (2011) and Maria Helena Wagner Rossi (2009). The proposal was based on the use of the researcher works of Art from the Urban Animals theme with the intention that "reading" could be mediated by the teacherartist. The objective of this educational practice, for this specific class, was to develop the images and the visual narratives understanding and interpretation processes, so that the figurative and verbal languages iconic universe intertwined with the dimension between image and word, reinforcing the learning processes. The students' living context was taken into consideration, encompassing elements such as individual values and individual knowledge, stimulating students to critical thinking from the development of the ability to understand what the images mean, emphasizing the authorial aspect, awakening them to the creation, starting from the assumption that there are artist-teachers, but there can also be artist-students producing their own images with their own ideas, values or feelings. Keywords: Images reading. Teacher-artist-researcher. Art Teaching. Aesthetic Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58435
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV