Atribuições e desafios dos pedagogos que atuam em colégios agrícolas da educação profissional técnica de nível médio
Resumo
Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de estudo as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam em Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dessa forma, por entender que esse profissional da educação pode atuar em diferentes contextos, definiu-se como problema de pesquisa a seguinte indagação: Quais as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam nos Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio? Para dar conta do problema de pesquisa, esta dissertação tem o objetivo geral de analisar as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam nos Colégios Agrícola da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio. Os objetivos específicos estipulados foram os seguintes: discorrer sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; apresentar a função educativa e social dos Colégios Agrícolas; caracterizar as atribuições dos Pedagogos na educação; investigar as atribuições dos Pedagogos que atuam nos Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e identificar os desafios que estes profissionais da Educação vivenciam nos Colégios Agrícolas. A investigação apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza interpretativa. A fundamentação foi construída a partir dos seguintes autores: Candau (2001), Manfredi (2002), Cordão e Morais (2017), Guimarães (2014), Ramos (2014), Frigotto e Ciavatta (2005), Moran (2005), Libâneo (2010), Saviani (1991), Freire (2018), Demo (1995), Ferreira (2013), entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas, com questões referentes às atribuições e os desafios vivenciados pelos Pedagogos que atuam em Colégios Estaduais Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, enviados para 35 Pedagogos. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC) na perspectiva de Bardin (2016). A partir da pesquisa realizada foi possível ratificar a importância desse profissional no lócus dos Colégios Agrícolas como articulador da Organização do Trabalho Pedagógico, sendo fundamental no processo educativo e na formação técnica. Identificou-se também que, neste contexto da Educação Profissional Técnica, o Pedagogo exerce também outras funções relacionadas a parte administrativa do internato e na preparação profissional dos jovens para o mercado de trabalho. Quanto aos desafios enfrentados pelos Pedagogos que atuam nos Colégios Agrícolas da Educação Profissional de Nível Médio, constatou-se a falta de formação continuada específica para a área técnica e internato, bem como a dificuldade de fazer a integração das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com a área técnica. Abstract: This research addresses as an object of study the attributions and challenges of Pedagogues that work in Agricultural Schools of Secondary Technical Professional Education. Therefore, considering that this education professional can work in different contexts, the following question was defined as the research problem: What are the attributions and challenges of the Pedagogues that work in Agricultural Schools of Secondary Technical Professional Education? To address the research problem, this dissertation has the general objective of analyzing the attributions and challenges of the Pedagogues that work in the Agricultural Schools of Secondary Technical Professional Education. The specific objectives presented were the following: describe the Secondary Technical Professional Education; present the educational and social function of Agricultural Schools; characterize the attributions of Pedagogues in education; investigate the attributions of the Pedagogues that work in the Agricultural Schools of Secondary Technical Professional Education and identify the challenges that these Education professionals experience in the Agricultural Schools. The investigation presents a qualitative exploratory approach, with interpretive background. The theoretical foundation was built based on the following authors: Candau (2001), Manfredi (2002), Cordão and Morais (2017), Guimarães (2014), Ramos (2014), Frigotto and Ciavatta (2005), Moran (2005), Libâneo (2010), Saviani (1991), Freire (2018), Demo (1995), Ferreira (2013), among others. As an instrument of data collection, an online survey was conducted among 35 Pedagogues, with openended and closed-ended questions related to the attributions and challenges experienced by the Pedagogues that work in Agricultural State Schools of Secondary Technical Professional Education. The data analysis was performed using the Content Analysis technique (CA) from the Bardin perspective (2016). Through the research performed, it was possible to ratify the importance of this professional in the school place as an articulator in organizing the pedagogical work, being fundamental in the educational process, guaranteeing the result of the pedagogical actions. In agricultural schools, in addition to the role of organizing pedagogical work, the pedagogue performs other functions related to the administrative part of the internship, being fundamentally important in terms of the education, learning and professional preparation of young people for the labor market. As for the challenges faced by pedagogues that work in the Agricultural Schools of Secondary Technical Professional Education, the research found lack of specific training for the technical area and internship and challenges in integrating the subjects of the National Common Base with the technical area.
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