• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARIZA ANTUNES DE LIMA.pdf (2.665Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Lima, Mariza Antunes de, 1982-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa buscou propor o projeto Hoje tem Pedal guiado pelo conceito de Letramento Corporal para as aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta educacional. Para atingir tal intento foi realizado uma síntese crítica do livro Letramento Corporal da pesquisadora Margaret Whitehead, uma pesquisa do tipo estado da arte na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com a intenção de averiguar o que mostram as pesquisas acerca da utilização da bicicleta no contexto social e educacional a nível nacional; complementada por uma busca sistemática em artigos científicos nas plataformas digitais: Scielo, Redalyc e ObservaBici a fim de investigar o que mostram as pesquisas a respeito da utilização da bicicleta no Brasil no contexto educacional. Somados a estes estudos foi realizado uma revisão narrativa sobre a multiplicidade dos usos da bicicleta e tal discussão foi ampliada por uma revisão sistemática em artigos científicos nas bases de dados eletrônicos: Eric/Thesaurus, Scopus, Sportdiscus e Scielo para compreender os benefícios e as possibilidades da utilização da bicicleta e como ela pode ser usada como uma alternativa de transporte ativo para a escola. A guisa de conclusão, o conceito de Letramento Corporal pôde ser relacionado aos documentos norteadores da educação brasileira e também ser associado as aulas de Educação Física escolar, os estudos analisados apontaram uma grande variabilidade da utilização da bicicleta nos contextos sociais principalmente como uma forma de transporte ativo, mas, em nenhum dos estudos a bicicleta foi citada como uma ferramenta educacional formal. Diante dos dados levantados foi estabelecida a proposição do projeto Hoje tem Pedal como uma alternativa para as aulas de Educação Física escolar por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta educacional. Esta proposta será aplicada para aprendentes do Ensino Fundamental em uma escola de Curitiba com vistas a articular o ciclismo educacional, temas sensíveis a sociedade e o conceito de Letramento Corporal. Palavras-chave: Letramento Corporal. Ciclismo Educacional. Educação Física. Escola. Proposição.
     
    Abstract: This research sought to propose the project Today has Pedal guided by the concept of Physical Literacy for the Physical Education classes of elementary school, through the use of the bicycle as an educational tool. To achieve this goal, a critical synthesis of the book Physical Literacy by researcher Margaret Whitehead was carried out, a state-of-the-art research at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations with the intention of ascertaining what the research on the use of the bicycle in the context social and educational at national level; complemented by a systematic search for scientific articles on digital platforms: Scielo, Redalyc and ObservaBici in order to investigate what research shows about the use of bicycles in Brazil in the educational context. In addition to these studies, a narrative review was carried out on the multiplicity of uses of the bicycle and this discussion was expanded by a systematic review of scientific articles in the electronic databases: Eric / Thesaurus, Scopus, Sportdiscus and Scielo to understand the benefits and possibilities how to use the bicycle and how it can be used as an active transport alternative to school. As a conclusion, the concept of Physical Literacy could be related to the guiding documents of Brazilian education and also be associated with school Physical Education classes, the studies analyzed pointed to a great variability in the use of bicycles in social contexts, mainly as a form of transport. active, but in none of the studies was the bicycle cited as a formal educational tool. In view of the data collected, the proposal for the Today has Pedal project was established as an alternative for school Physical Education classes through the use of the bicycle as an educational tool. This proposal will be applied to elementary school students in a school in Curitiba with a view to articulating educational cycling, themes sensitive to society and the concept of Physical Literacy. Keywords: Physical Literacy. Educational Cycling. Physical Education. School. Proposition.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72057
    Collections
    • Dissertações [204]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV