Browsing Dissertações by Title
Now showing items 80-99 of 147
-
Mais ronron, por favor : mitologia para o consumo no perfil do petinfluencer @canseidesergato no Instagram
(2019)Resumo: A partir dos pressupostos encontrados em estudos sobre mitologia e suas relações com o imaginário, a cultura e o consumo - os quais demonstram que a mídia constitui um espaço em que transitam estruturas simbólicas, ... -
As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014
(2016)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as manifestações de junho de 2013 foram retratadas nos programas eleitorais de televisão dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. Os protestos tinham como alvo, ... -
A Marca na política : o Partido Social Cristão e a comunicação integrada de marketing no processo de branding partidário
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como tema a construção de marcas de partidos políticos. O objetivo é investigar sobre a construção marcária do Partido Social Cristão (PSC), a partir da correlação dos valores ideológico-partidário, ... -
Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
(2017)Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa ... -
Midia-educação e professores : pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educação
(2015)Resumo: O presente trabalho, que assume característica qualitativa de investigação, busca responder o seguinte problema de pesquisa: os professores que utilizam meios de comunicação em sala de aula tem incorporado aspectos ... -
Misoginia, discurso de ódio e limites nas plataformas digitais : um estudo netnográfico em grupos abertos do Whatsapp
(2022)Resumo: As mulheres ocupam um espaço de vulnerabilidade nas Plataformas Digitais e representam 68% das vítimas do discurso de ódio nesses ciberespaços. No contexto da Cibercultura, e diante da opacidade de suas regras e ... -
Mitos na política brasileira : a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisa de que modo a comunicação político-eleitoral recorreu a mitologias políticas para construir a identidade de marca dos candidatos à presidência da República em 2018, nos levando a investigar ... -
Movimento antivacinas na internet : da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook
(2019)Resumo: Esta dissertação estuda os processos comunicacionais de redes sociais digitais por meio do conteúdo criado e (re) circulado em grupos contrários ou críticos à vacinação. Para tanto, o problema de pesquisa busca ... -
Mulher rural : consumo e comunicação nas roças de Camboriú/SC
(2019)Resumo: Entre os anos de 2006 e 2017, no qual foram realizados os últimos censos agropecuários, o número de domicílios rurais sob responsabilidade feminina passou de 12,4% para 25,1%. Em Santa Catarina, mais de 18 mil ... -
A narrativa do jornal O Globo sobre o ex-presidente Lula durante o processo da Lava-Jato
(2020)Resumo: Esta dissertação propõe um estudo das capas do jornal O Globo para verificar como ocorre a narrativa jornalística sobre a imagem pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recorte delimitado é entre 02 ... -
Nas entrelinhas da publicidade : o (des)crédito com a representação de realidades vulneráveis em discursos publicitários
(2022)Resumo: A venda de produtos ou serviços não é o único propósito da publicidade. A atividade possui um caráter além da concepção mercadológica. Pensando no campo publicitário (PETERMANN, 2011) por um viés ético-moral e do ... -
Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
(2022)Resumo: A presente dissertação busca compreender como estratégias de storytelling, na forma de estruturas narrativas e referências míticas, são usadas em filmes publicitários do Greenpeace para engajar pessoas em prol da ... -
Não é de Deus : análise da presença do feminismo nas conversações cotidianas sobre o caso João de Deus
(2020)Resumo: O caso João de Deus se tornou o maior escândalo sexual na história do Brasil depois que mais de 500 mulheres o denunciaram, em dezembro de 2018, por crimes sexuais. Os relatos eclodiram em meio a uma nova potência ... -
"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
(2020)Resumo: Esta dissertação analisa as notícias sobre a tramitação do Projeto de Lei Escola sem Partido na Câmara dos Deputados. Os portais estudados foram Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão, com 238 reportagens analisadas ... -
O (não) sério e as organizações públicas : uma perspectiva pragmática do uso do humor na fanpage da Prefeitura Municipal de Curitiba
(2016)Resumo: O humor, embora consista numa prática linguística muito enraizada na nossa cultura, enfrenta uma série de restrições e críticas quando usado por uma organização governamental. Constantemente, os indivíduos se ... -
No púlpito e na urna : um estudo comparativo sobre o conteúdo divulgado por candidatos pastores e não pastores em suas páginas do Facebook durante a eleição de 2020
(2022)Resumo: A intersecção entre religião e política no Brasil é histórica, ostentando uma relevância que segue pertinente até hoje. O movimento religioso evangélico, desde a redemocratização, destaca-se por suas atuações nas ... -
Nuestra America? : uma análise do processo de acordo de paz entre as Farc e o governo da Colômbia a partir dos editoriais da Folha de S. Paulo e O Globo
(2019)Resumo: A orientação da opinião púbica é uma atividade intrínseca ao jornalismo (LIPPMANN, 1922; FARHAT, 1992; HABERMAS, 1997) e é principalmente por meio do editorial, formato específico da prática desassociado do princípio ... -
O princípio Dilbert : a comunicação organizacional como construção e disputa de sentidos
(2016)Resumo: Dilbert é uma tira em quadrinhos do cartunista norte-americano Scott Adams, publicada desde 1989. Sua obra critica e ironiza o racionalismo e burocracia das corporações, retratando as relações de poder e resistência, ... -
Ocupa ou desocupa : a disputa de enquadramentos entre secundaristas e MBL em torno da reforma do ensino médio no Facebook
(2019)Resumo: As mídias sociais se tornaram centrais para as estratégias de comunicação e de visibilidade de movimentos sociais e grupos de interesse. Ativistas e atores políticos se valem dos ambientes digitais para disputarem ... -
O olhar estrangeiro do impeachment : um estudo comparativo dos editoriais de seis jornais internacionais sobre a deposição de Dilma Rousseff
(2019)Resumo: A mídia brasileira desempenhou papel fundamental no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, produzindo o ambiente político e instituindo a agenda a ser debatida na sociedade. No que tange à cobertura midiática, ...