Browsing Dissertações by Title
Now showing items 60-79 of 127
-
Jogabilidade da Caixa Preta : rituais iconofágicos em Bloodborne
(2020)Resumo: Lançado em 2015, o jogo Bloodborne utiliza uma forma pouco convencional de contar a sua história: ao invés de trazê-la de forma linear com uma abordagem mais cinematográfica, ele se utiliza da linguagem dos games ... -
Uma leitura dos processos de hibridização cultural na ficção seriada televisiva : análise dos personagens e suas inter-relações na telenovela "Cordel Encantado" (2011)
(2015)Resumo: A telenovela é um produto de grande visibilidade na televisão aberta brasileira. Os motivos de seu êxito atraem não apenas telespectadores, mas acadêmicos que a estudam com motivações que vão desde perceber seus ... -
Ley con qué medios? : o enquadramento noticioso no contexto do confronto político entre Clarin e Cristina Kirchner
(2015)Resumo: Esta pesquisa propõe analisar o enquadramento dado à ley de medios no diário Clarín, a partir do conceito media frames proposto por Robert Entman (1993). Parte-se da premissa de que as políticas voltadas para a ... -
Liberal ao estilo populista : a argumentação do Movimento Brasil Livre no Youtube sobre prisão após segunda instância e reforma da previdência
(2021)Resumo: O uso das redes sociais para a profusão de mensagens populistas tem mostrado um grande impacto na comunicação política, e a argumentação tem um papel central nesta estratégia. Nos últimos anos, o Movimento Brasil ... -
Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
(2020)Resumo: O Facebook, como serviço que permite o desenvolvimento de uma rede social digital, oferece aos indivíduos inseridos na plataforma uma dinâmica na qual as informações presentes em suas interações são transmitidas, ... -
Luta em 140 caracteres : o twitter como arena de reconhecimento para os atletas paralímpicos
(2018)Resumo: Desde que decidem pela carreira no esporte paralímpico, os atletas com deficiência travam uma luta por reconhecimento e redistribuição. As demandas vão desde a conquista de uma estrutura adequada para a prática e ... -
Mais ronron, por favor : mitologia para o consumo no perfil do petinfluencer @canseidesergato no Instagram
(2019)Resumo: A partir dos pressupostos encontrados em estudos sobre mitologia e suas relações com o imaginário, a cultura e o consumo - os quais demonstram que a mídia constitui um espaço em que transitam estruturas simbólicas, ... -
As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014
(2016)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as manifestações de junho de 2013 foram retratadas nos programas eleitorais de televisão dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. Os protestos tinham como alvo, ... -
A Marca na política : o Partido Social Cristão e a comunicação integrada de marketing no processo de branding partidário
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como tema a construção de marcas de partidos políticos. O objetivo é investigar sobre a construção marcária do Partido Social Cristão (PSC), a partir da correlação dos valores ideológico-partidário, ... -
Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
(2017)Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa ... -
Midia-educação e professores : pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educação
(2015)Resumo: O presente trabalho, que assume característica qualitativa de investigação, busca responder o seguinte problema de pesquisa: os professores que utilizam meios de comunicação em sala de aula tem incorporado aspectos ... -
Mitos na política brasileira : a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisa de que modo a comunicação político-eleitoral recorreu a mitologias políticas para construir a identidade de marca dos candidatos à presidência da República em 2018, nos levando a investigar ... -
Movimento antivacinas na internet : da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook
(2019)Resumo: Esta dissertação estuda os processos comunicacionais de redes sociais digitais por meio do conteúdo criado e (re) circulado em grupos contrários ou críticos à vacinação. Para tanto, o problema de pesquisa busca ... -
Mulher rural : consumo e comunicação nas roças de Camboriú/SC
(2019)Resumo: Entre os anos de 2006 e 2017, no qual foram realizados os últimos censos agropecuários, o número de domicílios rurais sob responsabilidade feminina passou de 12,4% para 25,1%. Em Santa Catarina, mais de 18 mil ... -
A narrativa do jornal O Globo sobre o ex-presidente Lula durante o processo da Lava-Jato
(2020)Resumo: Esta dissertação propõe um estudo das capas do jornal O Globo para verificar como ocorre a narrativa jornalística sobre a imagem pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recorte delimitado é entre 02 ... -
Não é de Deus : análise da presença do feminismo nas conversações cotidianas sobre o caso João de Deus
(2020)Resumo: O caso João de Deus se tornou o maior escândalo sexual na história do Brasil depois que mais de 500 mulheres o denunciaram, em dezembro de 2018, por crimes sexuais. Os relatos eclodiram em meio a uma nova potência ... -
"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
(2020)Resumo: Esta dissertação analisa as notícias sobre a tramitação do Projeto de Lei Escola sem Partido na Câmara dos Deputados. Os portais estudados foram Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão, com 238 reportagens analisadas ... -
O (não) sério e as organizações públicas : uma perspectiva pragmática do uso do humor na fanpage da Prefeitura Municipal de Curitiba
(2016)Resumo: O humor, embora consista numa prática linguística muito enraizada na nossa cultura, enfrenta uma série de restrições e críticas quando usado por uma organização governamental. Constantemente, os indivíduos se ... -
No púlpito e na urna : um estudo comparativo sobre o conteúdo divulgado por candidatos pastores e não pastores em suas páginas do Facebook durante a eleição de 2020
(2022)Resumo: A intersecção entre religião e política no Brasil é histórica, ostentando uma relevância que segue pertinente até hoje. O movimento religioso evangélico, desde a redemocratização, destaca-se por suas atuações nas ... -
Nuestra America? : uma análise do processo de acordo de paz entre as Farc e o governo da Colômbia a partir dos editoriais da Folha de S. Paulo e O Globo
(2019)Resumo: A orientação da opinião púbica é uma atividade intrínseca ao jornalismo (LIPPMANN, 1922; FARHAT, 1992; HABERMAS, 1997) e é principalmente por meio do editorial, formato específico da prática desassociado do princípio ...