VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 94
-
Práticas educomunicativas e a busca pela cidadania: uma experiência Política no cenário escolar
(2016-08-22)Desde 2014, a Escola Ecológica Marcelino Champagnat, localizada em Almirante Tamandaré, região Metropolitana de Curitiba, vem desenvolvendo o projeto Política na Escola. Iniciado como uma proposta piloto, que visava apenas ... -
A INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS
(2016-08-22)Discutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ... -
Habitus e institucionalização no ensino de criação publicitária
(2016-08-22)Diante da necessidade de se diagnosticar como é ensinada a criação publicitária - diante de uma bibliografia previamente existente que traz poucos dados em específico sobre a temática - foi desenvolvida uma investigação ... -
REGISTRAR E OBSERVAR PARA INFLUENCIAR AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
(2016-08-22)Para a publicidade, a criatividade é a matéria prima utilizada para trazer resultados significativos para os clientes de uma agência. Porém, como essa mesma criatividade se dispõe nas salas de aula daqueles que serão os ... -
FAMÍLIAS FITNESS E OS EMPRESÁRIOS DE SI MESMOS
(2016-08-22)Discursos sobre vida saudável permeiam e cristalizam modos de ser e estar em todas as esferas da vida contemporânea. A partir da análise dos usos e sentidos que o termo “boa forma” adquire nas narrativas atuais, observou-se ... -
O JORNAL VOZ DO NICÉIA E A PROMOÇÃO DA CIDADANIA
(2016-08-23)O projeto “O Jornal Comunitário como Instrumento de Reconhecimento Social” tem, como um de seus produtos, o jornal impresso Voz do Nicéia. Há oito anos atendendo o Jardim Nicéia, uma comunidade periférica da cidade de ... -
“ME EMPRESTA ESTE CONCEITO?”: UMA TENTATIVA DE TRANSPOR NOÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO PARA O CAMPO DA CIBERCULTURA
(2016-08-22)Reunir algumas reflexões teóricas da cibercultura para relacioná-las às especificidades da epistemologia da comunicação. Este é o objetivo deste artigo, que pretende associar as discussões sobre cibercultura – entendendo ... -
Realidade e ficcionalização: uma análise comparativa entre narrativas telejornalística e cinematográfica na reportagem do Jornal Nacional Multidão cobre as ruas do rio para ver o Papa Francisco e no filme O banheiro do papa
(2016-08-22)O presente trabalho busca estudar as possíveis semelhanças entre a narrativa cinematográfica e a narrativa telejornalística. Para tanto, compara as formas de construção da narrativa do cinema e do telejornalismo, utilizando ... -
TENSIONAMENTO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO SOBRE O JORNALISTA E SUAS PRÁTICAS PRODUTIVAS: A PERTINÊNCIA DO TEMA PARA O CAMPO DA COMUNICAÇÃO
(2016-08-22)O presente artigo tem por problema central a avaliação quanto à importância para o campo da comunicação das pesquisas sobre o jornalista e suas práticas produtivas. Por objetivo, pretende-se tensionar as propostas ... -
O CONSUMO EM CRISE DE IDENTIDADE: Análise das narrativas publicitárias e os artifícios de persuasão frente ao novo cenário econômico.
(2016-08-27)Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios e perspectivas do discurso publicitário frente à crise econômica, considerando as transformações no cenário midiático, as mudanças no comportamento de consumo e as respectivas ... -
COMENTÁRIO de notícia no FACEBOOK: A REAÇÃO DOS ELEITORES CURITIBANOS NA FANPAGE DA GAZETA DO POVO
(2016-08-23)RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar os comentários dos usuários/eleitores nas postagens de notícias sobre a eleição municipal em Curitiba, feitas pelo jornal Gazeta do Povo por meio do Facebook, no período ... -
DA TRANSGRESSÃO AO JORNAL: A REPRESENTAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NA MÍDIA IMPRESSA
(2016-08-26)Ao discutir a identidade e a representação social sob perspectiva dos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos, pretende-se, com este artigo, apresentar alguns dos resultados de uma investigação sobre a representação ... -
Revistas e sites de rock diante da reconfiguração do mercado da música nos anos 2000: um exercício de construção de caso
(2016-08-22)O presente artigo toma por base projeto de pesquisa de tese de doutorado que se propõe a analisar de que forma revistas e sites brasileiros de rock lidam com a reconfiguração do mercado da música vivenciada nos anos 2000, ... -
Depois do 7 a 1: o comportamento e os enquadramentos do “Não Vai Ter Copa” no Facebook após a Copa do Mundo de 2014
(2016-08-23)Diversos movimentos sociais contrários à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil lutaram para que o evento não acontecesse ou que demandas sociais fossem priorizadas. Após os estudos de Kleina (2016), que analisou ... -
OS QUADROS POSSÍVEIS DA CRÍTICA DE MÍDIA: uma análise de enquadramento de textos sobre os media e o impeachment
(2016-08-23)Este artigo pretende analisar os enquadramentos utilizados pela crítica de mídia para abordar a cobertura jornalística do impeachment de Dilma Rousseff. Como espaço de reflexão sobre as qualidades do jornalismo e sua ... -
A PROMESSA DO RETORNO À IDADE DE OURO – MITOLOGIAS POLÍTICAS UTILIZADAS POR DONALD TRUMP NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2016
(2016-08-23)Donald Trump é um dos candidatos à presidência americana mais improváveis das últimas décadas, mas sua campanha tem sido um estrondoso sucesso que superou as expectativas de especialistas políticos. O objetivo do trabalho ... -
A PUBLICIDADE COMO MEETING POINT: COMO O DISCURSO PUBLICITÁRIO TENSIONA FLUXOS COMUNICATIVOS NA CAMPANHA VOLKSWAGENVALE
(2016-08-22)Um briefing: vender carros. Um cenário: recessão econômica. Um desafio: criar. Este é contexto que dá origem a este artigo que, a partir da campanha publicitária volkswagenvale, veiculada em 2015, propõe a visão da publicidade ... -
A PRODUÇÃO GRÁFICA DA CAPA DO LIVRO A DEPRESSÃO DE LARS
(2016-08-22)Partindo do princípio de que a produção gráfica da capa de um livro implica o primeiro importante contato entre o leitor-consumidor e a obra a ser consumida, propomo-nos, neste trabalho, explanar essa relação cara ao mercado ... -
UM MESSIAS CHAMADO MOVIMENTO BRASIL LIVRE: REAFIRMAÇÃO DO MITO FUNDADOR E CONSUMO DO VERDEAMARELISMO
(2016-08-22)O presente artigo tem como objetivo uma análise do discurso do Movimento Brasil Livre, MBL,através de enunciados retirados de seus vídeos no YouTube, para estudar uma possível atualizaçãodo mito fundador e do verdeamarelismo ... -
O Patamar de Internacionalização do Futebol como Produto para Anunciantes: a produção de sentido a partir das novas tecnologias e por associação ao FC Barcelona
(2016-08-25)O presente trabalho terá a tarefa de analisar a que patamar a internacionalização do futebol foi capaz de alcançar novos sentidos a partir de mudanças tecnológicas que estabelecem uma nova realidade midiática para anunciantes ...