Revistas e sites de rock diante da reconfiguração do mercado da música nos anos 2000: um exercício de construção de caso
Resumo
O presente artigo toma por base projeto de pesquisa de tese de doutorado que se propõe a analisar de que forma revistas e sites brasileiros de rock lidam com a reconfiguração do mercado da música vivenciada nos anos 2000, e transpõe essa proposta para a realização de um exercício de construção de caso inspirada em Peirce, para quem o conhecimento abdutivo é a via que de fato leva à obtenção de conhecimento novo. Com vistas a essa construção de caso, foi abordado um conjunto de materiais (revista Rolling Stone Brasil e sites Floga-se, Na Mira do Groove, Movin' Up, Scream y Yell, Catárticos, Ligado à Música e Whiplash), dos quais foram extraídos indícios que por sua vez viabilizaram a realização de inferências – analógicas e homológicas. A partir daí, tornou-se possível a formulação de questões de pesquisa e a realização de codificações concorrentes e referenciais, de forma a complementar a construção do caso.