O CONSUMO EM CRISE DE IDENTIDADE: Análise das narrativas publicitárias e os artifícios de persuasão frente ao novo cenário econômico.
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios e perspectivas do discurso publicitário frente à crise econômica, considerando as transformações no cenário midiático, as mudanças no comportamento de consumo e as respectivas adequações realizadas nas narrativas publicitárias. Trata-se de uma análise acerca do papel da publicidade como espelho social, a fim de abordar a influência do consumo na identificação dos indivíduos perante a sociedade, bem como os artifícios publicitários empregados para estimular o consumo. A presente pesquisa qualitativa emprega a revisão bibliográfica associada ao estudo de caso do filme publicitário “Recuperação de Crédito”, como uma amostra do cenário publicitário atual, considerando os argumentos racionais e emocionais utilizados pela Publicidade nesse contexto. O objetivo deste estudo é contribuir para a discussão sobre a interferência do consumo nas formações socioculturais e o poder exercido pelas mídias diante dos conflitos e interesses que norteiam as práticas publicitárias diante das constantes mudanças no cenário socioeconômico.