Habitus e institucionalização no ensino de criação publicitária
Resumo
Diante da necessidade de se diagnosticar como é ensinada a criação publicitária - diante de uma bibliografia previamente existente que traz poucos dados em específico sobre a temática - foi desenvolvida uma investigação que possui o intuito de examinar, junto a oito universidades brasileiras, as estratégias de ensino empregadas em sala de aula nas disciplinas correlatas à criação publicitária. Constatou-se que muitos professores fazem uso de práticas institucionalizadas de ensino e possuem uma carência de inovações em suas aulas. Abordando as noções de campo e de habitus - ambas de Bourdieu -, e de institucionalização e de legitimação, de Berger e Luckmann, pretende-se identificar experiências de ensino que estimulem a criatividade nos estudantes, resultando na formação criativa de profissionais que atuarão no mundo do trabalho publicitário. Por meio de uma abordagem metodológica cartográfica, foi realizada a produção de dados - por meio da gravação de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária -, seguida de uma análise do material recolhido, para chegar a proposições de alternativas didáticas visando o aprimoramento do campo educacional de publicidade.