Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 93
-
App-relho digestório : aplicativo móvel para o ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio
(2022)Resumo: A pesquisa e desenvolvimento de novas práticas e metodologias de ensino têm sido um desafio por parte de muitos educadores. Observou-se ao longo da pesquisa que a falta de motivação para aprender pode estar associada ... -
Sequência didática investigativa de bioquímica celular : reflexões sobre hábitos alimentares dos estudantes do ensino médio
(2022)Resumo: A alimentação saudável é extremamente importante para os seres humanos, considerando que influencia em seu desenvolvimento cognitivo e físico. Além disso, a alimentação saudável contribui significativamente para a ... -
Estratégias digitais inclusivas para elaboração de duas sequências didáticas de biologia celular para ensino-aprendizagem de estudantes surdos de ensino médio
(2022)Resumo: O presente trabalho visa auxiliar professores que buscam melhorar sua prática docente com um material que preza pela qualidade do aprendizado do educando surdo. Neste trabalho foram elaboradas duas sequências ... -
COVID-19 : sequências didáticas de biologia para o ensino médio
(2022)Resumo: As metodologias investigativas podem ser utilizadas na educação de diversas formas, uma alternativa é por meio do uso das aulas temáticas, nas quais o processo de aprendizado se dá de forma mais efetiva, considerando ... -
Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
(2022)Resumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, ... -
Elaboração de modelos didáticos 3D de biologia celular tecidual para alunos do ensino médio com transtorno do espectro autista
(2022)Resumo: Como consequência da adoção de uma política pública de educação inclusiva, uma gama variada de perfis de alunos adentrou e permaneceu nos bancos escolares. Dentre esses, destaca-se o acentuado número de alunos ... -
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio
(2021)Resumo: As metodologias ativas, sobretudo na perspectiva investigativa, se apresentam como possíveis caminhos para superar obstáculos no processo de ensino/aprendizagem, até então intransponíveis. Os conteúdos selecionados ... -
Ambientalização escolar no ensino de botânica
(2020)Resumo: O ensino de biologia tem-se apresentado pouco eficaz em relação às suas estratégias metodológicas, em especial a área da botânica. Isto tem ocasionado um elevado desinteresse quanto a esta área do conhecimento, ... -
Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
(2021)Resumo: Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para o processo ensinoaprendizagem. A aula de campo é uma delas. A aula fora do ambiental formal de aprendizagem, quando proposta de uma forma descontraída, ... -
Materiais didáticos em educação para cegos no Brasil : uma revisão bibliográfica e descrição de uma metodologia áudio tátil para ensino de morfologia macroscópica para cegos
(2020)Resumo: A Lei 9.394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 59, assegura o atendimento especializado aos estudantes de acordo com suas necessidades especiais, exigindo professores capacitados e ... -
Jogo didático como ferramenta auxiliar no ensino da genética para alunos do ensino médio
(2020)Resumo: Vivemos um momento histórico cultural, onde os acessos à informação e às formas lúdicas de envolvimento estão cada vez mais presentes em nossa sociedade a tal ponto que na educação se faz necessário lançar mão de ... -
Estruturando laboratório de microbiologia com microscópio de baixo custo para o ensino médio
(2020)Resumo: A falta de equipamentos nos laboratórios de Ciências e Biologia para uso em práticas experimentais é um problema antigo nas escolas públicas, cabendo muitas vezes, aos professores da área, a busca por equipamentos ... -
Desconstrução do mito racial : desigualdade das cores
(2020)Resumo: Os mitos raciais com origem na ciência foram desenvolvidos na Idade Moderna durante a formação dos estados capitalistas e foram usados para justificar a exploração das populações não europeias, principalmente as ... -
Aula de campo no litoral : ferramenta para ensino investigativo
(2020)Resumo: As aulas de campo, não constituem uma estratégia metodológica de ensino recente, contudo sua aplicação é limitada, em decorrência a diferentes empecilhos que são encontrados na sua execução. Destacam-se a falta de ... -
Sequência didática com metodologias ativas para o ensino de anatomia e fisiologia humana no ensino médio
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma Sequência Didática baseada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (ensino por investigação, aprendizagem baseada em equipes e projetos) direcionada ao ... -
O ensino de botânica no ensino médio : promovendo o interesse discente
(2020)Resumo: A disciplina de Botânica atrai pouco interesse discente devido ao excesso de conteúdos, termos de difícil compreensão e uma abordagem docente tradicional. Por esses motivos, atividades práticas aliadas ao uso de ... -
Elaboração de manual de tópicos integrados para o estudo de imunologia no ensino médio, baseado em metodologias ativas
(2020)Resumo: Diante da dinamicidade do processo educativo, urge a necessidade de amparo ao docente com material de apoio à sua prática pedagógica, com o fim de instigar os educandos ao conhecimento, diversificando as metodologias ... -
Planolândia, uma metáfora de vários significados aplicada ao ensino de conceitos biológicos
(2020)Resumo: Esta pesquisa buscou entender algumas das possíveis relações entre Ficção Científica e Ensino e de que maneira essa associação pode contribuir para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem. O objetivo geral do ... -
A linguagem técnico-científica e os temas de ecologia : uma abordagem a partir do educar pela pesquisa com estudantes do ensino médio
(2020)Resumo: Um fator limitante no processo de ensino aprendizagem de Biologia são as terminologias técnico-científicas. Entretanto, como parte do contexto do sistema educacional, os documentos norteadores da Educação Básica e ... -
O desenvolvimento histórico dos fermentos como ferramenta para o ensino do conceito de enzima
(2020)Resumo: Os livros didáticos e paradidáticos têm por essência um papel social, por serem facilitadores no processo de aprendizado do conhecimento historicamente acumulado pelo homem. Ao fornecer às escolas registros didáticos ...