A peste negra na Europa e no Brasil : uma ferramenta para o ensino de microbiologia na escola
Resumo
Resumo: A perspectiva do ensino de Biologia sofreu influência dos aspectos sociais, políticos, econômicos, religiosos e científicos de cada período histórico, mas, de forma geral, o processo de ensino-aprendizagem tem sido maioritariamente explorado dentro do modelo expositivo. O aumento da diversidade cultural e social na escola e as novas demandas da sociedade contemporânea exigem uma reinvenção da educação, fazendo necessária a utilização de metodologias que estimulem a participação ativa dos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou produzir um livro paradidático e duas sequências didáticas, utilizando como tema central a comparação do enfrentamento da peste negra na Europa no século XIV e no Brasil no século XIX. Além de realizar uma pesquisa sobre a produção de materiais paradidáticos voltados para o ensino de Biologia. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, cujo resultado serviu de base para a produção dos textos que fazem parte do livro. A primeira sequência didática proposta tem como objetivo trabalhar com as características das doenças infecciosas e as estratégias gerais de diagnóstico microbiológico. Para isso, será proposto um estudo de caso, que descreve a ocorrência de uma doença infecciosa em uma cidade fictícia. Os estudantes elaborariam um projeto, cuja hipotética aplicação, deveria elucidar a causa da doença descrita, o possível agente etiológico e uma proposta para o controle da transmissão. A sequência didática dois tem como objetivo fazer com que os alunos reconheçam a influência dos contextos social, político, religioso e cultural na disseminação e controle de doenças infecciosas. Nessa atividade seriam entregues aos alunos textos referentes aos aspectos sociais, culturais e científicos da Europa no século XIV e do Brasil no século XIX assim como reportagens na história recente, sobre a influência desses contextos no desenvolvimento do conhecimento científico para serem analisados e estudados. O livro paradidático finalizado foi organizado em 11 capítulos e apresenta 28 ilustrações. Para a elaboração dos textos foram utilizados como bibliografia 16 livros e 40 artigos. O material foi submetido à análise de professores da rede estadual de educação do Paraná. Considerando as respostas dadas pelos educadores na pesquisa e a carência de material paradidático que utiliza a história e filosofia da ciência, verificada na pesquisa realizada, pode-se concluir que o livro produzido tem grande potencial para ser utilizado como material complementar nas aulas de Biologia, a fim de se trabalhar o tema microbiologia ou outros que cada educador achar pertinente. Abstract: The Biology teaching perspective was influenced by the social, political, economic, religious and scientific aspects of each historical period, but, in general, the teachinglearning process has been mostly explored within the expository model. The increase in cultural and social diversity at school and the new demands of contemporary society require a reinvention of education, making it necessary to use methodologies that encourage the active participation of students. In this sense, the present work sought to produce a paradidactic book and two didactic sequences, using as a central theme the comparison of the confrontation between the Black Death in Europe in the 14th century and in Brazil in the 19th century, in addition to conducting research on the production of teaching materials aimed at teaching Biology. To do so, a bibliographic research was carried out on the subject, whose result served as the basis for the production of the texts that are part of the book. The first proposed didactic sequence deals with the characteristics of infectious diseases and general strategies for microbiological diagnosis. For this, a case study will be proposed, which describes the occurrence of an infectious disease in a fictional city. The students would develop a project, whose hypothetical application should elucidate the cause of the disease described, the possible etiological agent and a proposal for the control of transmission. The second didactic sequence aims to make students recognize the influence of social, political, religious and cultural contexts on the spread and control of infectious diseases. In this activity, students would be given texts referring to the social, cultural and scientific aspects of Europe in the 14th century and Brazil in the 19th century, as well as reports on recent history, on the influence of these contexts on the development of scientific knowledge to be analyzed and studied. The finished textbook was organized into 11 chapters and features 28 illustrations. For the elaboration of the texts, 16 books and 40 papers composed the bibliography. The material was submitted to the analysis of teachers from the state education network in Paraná. Considering the answers given by educators in the research and the lack of didactic material that uses the history and philosophy of science, verified in the research carried out, it can be concluded that the book produced has great potential to be used as complementary material in Biology classes, in order to work on microbiology or other topics that each educator finds relevant.
Collections
- Dissertações [72]