Ensino de ecologia associado às práticas agroecológicas e educação empreendedora
Resumo
Resumo: As pautas ecológicas e econômicas estão em evidência e são discutidas em todo o mundo. O homem é o maior agente causador de transformações na natureza e deve ter consciência de que seus atos interferem diretamente nas funções dos ecossistemas. Perante isso, é importante o entendimento sobre a temática de ecologia, agroecologia e empreendedorismo, seus conceitos e noções de aplicabilidade de forma contextualizada dentro do ambiente escolar, permitindo que se efetive mudanças de comportamento em estudantes do ensino médio. Assim, os objetivos deste TCM, foram: produção de uma sequência didática investigativa (SDI) com fundamentos em metodologias ativas, visando o ensino de ecologia através de práticas agroecológicas e noções de empreendedorismo; analisar e validar esta SDI pelos professores de Biologia. A metodologia de pesquisa utilizada para construção desse estudo foi bibliográfica, aplicada e com abordagem mista (qualiquantitativa), utilizando-se da plataforma Google Acadêmico para revisão de conteúdos e elaboração da sequência didática, composta por sete planos de aula que tratam sobre a temática, utilizando-se de metodologias ativas, com conteúdo pré-selecionados que estão de acordo com as normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para validação da sequência didática, 48 professores de Biologia realizaram a leitura e análise da sequência didática proposta e após, responderam de forma virtual, a um questionário semiestruturado no aplicativo Google Forms no período de fevereiro a abril de 2022. Os resultados mostraram a validação da SDI pelos professores, sendo que a média de professores que assinalaram as alternativas concordo e concordo fortemente em ao menos uma das respostas foi de 45 professores (94%) e os professores ainda contribuíram com sugestões. A inserção de conceitos do empreendedorismo, trabalhado como sendo habilidade a ser desenvolvida e instigada no processo de ensino-aprendizagem, segundo a atual BNCC e o Referencial Curricular do Estado do Paraná, foi o grande diferencial desse estudo, que apesar de apresentar a limitação de não abordar todos os conteúdos de biologia, atende ao currículo priorizado do estado do Paraná, favorecendo a formação integral dos estudantes, a conscientização e alfabetização científica com aplicação de ações sustentáveis em meio social. Posto isso, pode-se afirmar que esta SDI se apresenta como possibilidade de material a ser utilizado para o ensino de Biologia em nível médio, com uma visão ecológica e empreendedora. Abstract: The ecological and economic agendas are in evidence and are discussed all over the world. Man is the main agent that causes changes in nature and must be aware that his actions directly interfere with ecosystem functions. In view of this, it is important to understand the theme of ecology, agroecology, and entrepreneurship, their concepts, and notions of applicability in a contextualized way within the school environment, allowing changes in behavior in high school students. Thus, the objectives of this TCM were: production of an investigative didactic sequence (IDS) based on active methodologies, aiming at teaching ecology through agroecological practices and notions of entrepreneurship; to analyze and validate this IDS by Biology teachers. The research methodology used for the construction of this study was bibliographical, applied, and with a mixed approach (quali quantitative), using the Google Scholar platform for content review and elaboration of the didactic sequence, composed of seven lesson plans that deal with the theme, using active methodologies, with pre-selected content that is in accordance with the regulations of the National Common Curricular Base (BNCC). To validate the didactic sequence, 48 Biology teachers read and analyzed the proposed didactic sequence and then responded virtually to a semi-structured questionnaire in the Google Forms application from February to April 2022. The results showed the validation of the didactic sequence. IDS by the teachers and the average of teachers who marked the alternatives I agree and strongly agree in at least one of the answers was 45 teachers (94%) and the teachers also contributed with suggestions. The insertion of entrepreneurship concepts worked as a skill to be developed and instigated in the teaching-learning process, according to the current BNCC and the Curricular Reference of the State of Paraná, was the great differential of this study, which despite presenting the limitation of not covering all biology content, it meets the prioritized curriculum of the state of Paraná, favoring the integral formation of students, scientific awareness and literacy with the application of sustainable actions in the social environment. That said, it can be said that this IDS presents itself as a possibility of material to be used for teaching Biology at high school, with an ecological and entrepreneurial vision.
Collections
- Dissertações [93]