Desenvolvimento de laboratório virtual de aprendizagem e de aplicativo para o ensino de biologia celular
Resumo
Resumo: Os conteúdos relacionados à Biologia Celular são abstratos e de difícil compreensão para muitos estudantes. Já, para os professores, propiciar práticas que permitam uma aprendizagem significativa desses conteúdos é um grande desafio. A carência de materiais, espaço adequado e equipamentos necessários, são alguns obstáculos a serem transpostos para que os docentes cumpram seus objetivos. Dessa forma, o presente trabalho desenvolveu e disponibilizou um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), utilizando a plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Neste ambiente, está inserido um LVA (Laboratório Virtual de Aprendizagem) onde foram reunidos objetos educacionais, (animações, vídeos, simuladores e atividades) direcionados para o ensino dos conteúdos de Biologia Celular. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo envolvendo a morfologia e as funções desempenhadas pelas estruturas celulares. Esta ferramenta foi criada com a utilização dos softwares BioRender e Clickteam Fusion. O aplicativo permite que o estudante interaja durante as animações, explorando as estruturas internas da célula. Por fim, com o objetivo de estreitar relações entre a construção do conhecimento dos processos biológicos e a sua aplicação para a resolução de problemas, foi elaborada uma sequência didática investigativa que envolve a utilização dos recursos disponibilizados no LVA e o uso do aplicativo. Esta sequência busca relacionar os processos desempenhados pelas estruturas celulares com determinadas doenças que podem afetar a homeostase do organismo. As ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de contribuir para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, buscando motivar os estudantes e atribuir significado aos conteúdos de Biologia Celular dentro do contexto escolar. Abstract: The topics of Cell Biology are abstract and many students have difficulty in understanding them. Conversely, for teachers, is a great challenge to provide practices that allow a meaningful learning of these topics. The lack of educational materials and adequate structure in the schools are some obstacles that must be overcome for teachers to fulfill their goals. Thus, the present work developed and made available a VLE (Virtual Learning Environment), using the Moodle platform (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). In this environment, there is an LVA (Virtual Learning Laboratory) where educational objects (animations, videos, simulators and activities) aimed at teaching Cell Biology topics were gathered. In addition, an application was developed involving the morphology and functions performed by cellular structures. This tool was created using BioRender plataform and Clickteam Fusion software. The application allows the student to interact during the animations, exploring the cell's internal structures. Finally, in order to strengthen the relationship between the construction of knowledge of biological processes and its application to solve problems, an investigative didactic sequence, which involves the use of resources available in the LVA and the use of the simulator, was developed. This sequence aim to relate the processes performed by cellular structures with certain diseases that can affect the homeostasis of the organism. The tools were developed with the aim of contributing to the enrichment of the teaching and learning process, seeking to motivate the students and assign meaning to Cell Biology topics within the school context.
Collections
- Dissertações [90]