Sequência didática investigativa de bioquímica celular : reflexões sobre hábitos alimentares dos estudantes do ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Trevizani, Amanda Gonçalves Edmundo, 1987-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A alimentação saudável é extremamente importante para os seres humanos, considerando que influencia em seu desenvolvimento cognitivo e físico. Além disso, a alimentação saudável contribui significativamente para a redução da incidência de doenças crônicas como a hipertensão, diabetes e obesidade. Com o crescimento da indústria alimentícia no Brasil, nas últimas décadas, os hábitos alimentares das pessoas tornaram-se inadequados, provocando uma diminuição na qualidade de vida das pessoas, principalmente dos adolescentes (FERREIRA, 2010). Neste cenário, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma Sequência Didática dirigida aos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em São José dos Pinhais, Paraná, nas aulas do componente curricular de Biologia, a partir de um foco investigativo. A aplicação da SD ocorreu durante 2 meses e possibilitou uma abordagem mais significativa da Bioquímica Celular. No contexto investigado a Bioquímica foi abordada nas aulas com intuito de incluir a Educação Alimentar e Nutricional no processo de ensinoaprendizagem (BRASIL, 2019b). A SD foi dividida em três eixos temáticos: Hábitos alimentares sob a perspectiva nutricional, sob a perspectiva biológica e sob a perspectiva econômica e cultural. A proposta partiu das reflexões dos estudantes sobre seus próprios hábitos alimentares e de discussões sobre os fatores que permeiam esse processo fisiológico. E com isso objetivou a construção de algumas estratégias de intervenção para a promoção da alimentação saudável, O estudo resgatou conceitos com o intuito de desenvolver conhecimentos e competências sobre a temática da prevenção de doenças, comportamentos, estilo de vida, poder da mídia, valores culturais e outros fatores que podem influenciar os hábitos alimentares. Foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados com o objetivo de investigar quais são os alimentos consumidos pelos estudantes, visando traçar o perfil nutricional, e quais fatores podem influenciar os seus hábitos. As atividades da SD desenvolvidas ao longo das aulas com os estudantes constituem um livro digital que é apresentado como produto deste trabalho de pesquisa. Conclui-se que as atividades planejadas nesta SD alcançaram os seus objetivos propostos, haja visto os resultados trazidos pelos estudantes durante o desenvolvimento das mesmas. As reflexões que foram permitidas fazer a partir dos dados coletados, contemplaram uma faceta da complexidade que envolve a alimentação nos aspectos aqui propostos, que foram os fatores nutricional, biológico, social e econômico. Abstract: Healthy eating is extremely important for human beings, considering that it influences their cognitive and physical development. In addition, healthy eating contributes significantly to reduce the incidence of chronic diseases such as hypertension, diabetes, and obesity. With the expansion of the food industry in Brazil in the last few decades, eating habits of the population have become inadequate, causing a decrease in quality of life of the people, particularly among adolescents (FERREIRA, 2010). In this scenario, this work aimed to develop a Didactic Sequence addressed to the high school students from a public school in São José dos Pinhais, Paraná, in the classes of Biology curriculum component, from an investigative focus. The application of the Didactic Sequence lasted two months and the process allowed to take more significant approach to Cell Biochemistry. In the investigated context, Biochemistry was discussed in the classes with the aim of including Food and Nutrition Education in the teachinglearning process (BRASIL, 2019b). The Didactic Sequence was divided into three thematic axes: eating habits from a nutritional perspective, eating habits from a biological perspective, and eating habits from an economic and cultural perspective. The proposal was based on students' reflections about their own eating habits and on discussions about the factors that permeate this physiological process. And, thus, it intended to build some intervention strategies for the promotion of healthy eating. The study rescued concepts with the aim of developing knowledge and skills around the themes: illness prevention, behaviors, lifestyle, media power, cultural values and other factors that can influence eating habits. Two data collection instruments were applied to investigate which foods are consumed by students, and then to trace their nutritional profile, and to analyze which factors can influence their habits. The set of activities of the Didactic Sequence developed with the students during lessons constitute a digital book that is presented as a product of this research work. It was concluded that the planned activities within this Didactic Sequence achieved the objectives proposed in this study, whereas the results brought by the students during their development. The reflections that were possible to be done from the data collected dealt with a part of the complexity that involves food in the aspects proposed here, which were the nutritional, biological, social, and economic factors.
Collections
- Dissertações [72]