Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
Resumo
Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia causada pela COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, que surgiu no fim de 2019, na província de Wuhan, na China. Da mesma forma que o vírus da COVID-19, viralizaram as fake news levando ao debate conhecimentos científicos já sedimentados historicamente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Sequência Didática no ensino de Biologia com foco na COVID -19 para educandos/as/as do Ensino Médio. O estudo teve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação visando a participação e orientação de educandos/as/as, tendo como intuito contribuir para uma aprendizagem crítica e efetiva. Como proposta de intervenção foi realizada uma sequência didática (SD) com base na COVID -19. O público-alvo deste estudo são estudantes do 2º ano do ensino médio, da rede pública de ensino, do município de Curitiba-PR. O resultado deste estudo foi a elaboração de uma SD constituída de 8 aulas de 50 minutos cada uma, relacionando as informações sobre a pandemia da COVID-19, o método científico, as fake news e a alfabetização científica, além de uma proposta de jogo de tabuleiro abordando esses temas. Como considerações finais podemos destacar que a SD permite aos estudantes um debate sobre as fake news, gerado a partir de pesquisas, leitura de textos e a sua contestação com sites/agências de verificação dos fatos ou fact checking. A SD proporciona aos estudantes o entendimento das fases do método científico e a alfabetização cientifica contextualizada com a realidade na qual inseridos. Abstract: 2020 was marked by the COVID-19 pandemic, popularly known as coronavirus. The disease caused by the virus SARS-CoV-2 emerged at the end of 2019 in the province of Wuhan, China. Similar to COVID-19, the growth of fake news stimulated the debate about historically established scientific knowledge. This paper is focused on developing a Didactic Sequence to teach biology to high-school students with a focus on COVID-19. The qualitative approach of this study involved research and action intended to increase student guidance and participation, driving effective learning and critical thinking. A didactic sequence (DS) focused on COVID-19 was proposed as an intervention method. This study targeted high-school sophomore students from public schools in Curitiba City, Paraná. The result was a DS composed of eight 50-minute classes, connecting information about the COVID-19 pandemic, scientific method, the fake news and scientific literacy, including board games covering these topics. In conclusion, we emphasize that the DS allows students to debate fake news after researching, reading, and fact-checking the credibility of information through websites and agencies. The SD method allows students to understand the scientific method and literacy in the context of the current reality.
Collections
- Dissertações [93]