Produção de material de orientação para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 por estudantes do ensino médio de um colégio do litoral paranaense : uma abordagem sob a ótica do pensamento complexo
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Thomacheski, Leandro Francisco, 1983-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esse trabalho trata da produção e aplicação de uma sequencia didática investigativa que visa a reflexão acerca dos desafios impostos e conhecimentos possibilitados pelo enfrentamento à pandemia de covid-19. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com estudantes do segundo ano do curso de formação de docentes em um colégio estadual de Guaratuba, litoral paranaense. Como resultado da aplicação da sequencia didática, os estudantes produziram materiais de divulgação sobre os temas pesquisados, que foram disponibilizados para a comunidade escolar em forma de cartazes, palestras, entre outros. O material produzido foi submetido à analise de discurso, na qual ficou evidenciada a lógica do pensamento complexo e a construção de uma relação social com o conhecimento. Abstract: This paper deals with the production and application of an investigative didactic sequence that aims to reflect on the challenges imposed and knowledge made possible by confronting the covid-19 pandemic. The work was developed together with second year students of a teacher-training course in a state school in Guaratuba, on the coast of Paraná. As a result of the didactic sequence application, the students produced dissemination materials about the researched themes, which were made available to the school community in the form of posters, lectures, among others. The material produced was submitted to discourse analysis, in which the logic of complex thinking and the construction of a social relationship with knowledge were evidenced.
Collections
- Dissertações [72]