Estruturando laboratório de microbiologia com microscópio de baixo custo para o ensino médio
Resumo
Resumo: A falta de equipamentos nos laboratórios de Ciências e Biologia para uso em práticas experimentais é um problema antigo nas escolas públicas, cabendo muitas vezes, aos professores da área, a busca por equipamentos alternativos que possam ser adaptados e utilizados como substitutos de equipamentos caros e de difícil aquisição, principalmente pelas escolas públicas, citando como exemplo o microscópio óptico. Este estudo avaliou uma série de cinco lentes de vidro esféricas e duas lentes plano convexas (utilizadas em leitor de DVD e laser pointer), sendo as duas últimas acopladas a um aparador de acrílico (microscópio de Yoshino) e associado a smartphone com o intuito de verificar a viabilidade dessas lentes na aplicação para aula prática experimental de Microbiologia com estudantes de Ciências e Biologia. Observou-se que a lente plano convexa utilizada em leitores de DVD obteve melhor desempenho levando-se em consideração o grau de magnificação e nitidez da lente, obtendo resultado positivo na visualização de leveduras à fresco. Com aumento total de até 87x (ao utilizar em conjunto com o zoom digital do smartphone da ordem de 4x) e de até 175x quando analisada a fotografia obtida com resolução de 72 dpi, conclui-se que esta lente associada ao smartphone é adequada ao uso em aula prática experimental em escolas de nível fundamental e médio, possibilitando assim, diminuir a distância do estudante da prática em Microbiologia decorrente da falta de microscópios nos laboratórios escolares. O estudo propiciou, em conjunto, o desenvolvimento de uma sequência didática iniciada com observação de fermento biológico seco e determinação qualitativa dos fatores que afetam o crescimento do pão como atividades geradoras de motivação, curiosidade e pesquisa para os estudantes de Ciências e Biologia. Palavras-chave: Microscópio alternativo, Smartphone, Lentes, Aulas práticas. Abstract: The lack of equipments in Science and Biology laboratories for use in experimental practices is an old problem in public schools, and it is often up to teachers in the area to search for alternative equipments that can be adapted and used as substitutes for expensive equipments and their difficult to acquire, mainly by public schools, and we can mention the optical microscope as an example. This study evaluated a series of five spherical glass lenses and two flat convex lenses used in DVD player and laser pointer, coupled with an acrylic trimmer (Yoshino's microscope) associated to a smartphone in order to verify the viability of these lenses in the application for practical classes of Microbiology with Science and Biology students. It was observed that the convex flat lens used in DVD players obtained better performance taking into account the magnification and sharpness of the lens, obtaining a positive result in the visualization of fresh yeasts. With a magnification of about 87x (associated with the digital 4x zoom of the smartphone) and about 175x when observing the image of the photo with 72 dpi, it is concluded that this lens associated with the smartphone is suitable for use in practical classes in elementary and high schools, thus making it possible to reduce the distance of the student from the practice in Microbiology due to the lack of microscopes in the school laboratories. The study provided, at the same time, the development of a didatic sequence iniciated with observation of dry biological yeast and qualitative determination of the factors that affect the growth of bread as activities that generate motivation, curiosity and research for Science and Biology students. Keywords: Alternative microscope, Smartphone, Lenses, Practical classes.
Collections
- Dissertações [72]