Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
Resumo
Resumo: O uso de plantas medicinais é uma prática comum, pois está alinhado ao conhecimento empírico disseminado na população através das gerações. O que se observa é uma perda constante desse conhecimento, seja pelo conflito entre as gerações, onde as trocas estão cada vez menores, seja pelo desinteresse geral pelo conhecimento e estudo das plantas, fatos esses que geram perdas imensuráveis em todas as áreas, inclusive da biologia. Com a proposta de se desenvolver um guia de ensino de plantas medicinais, combinando metodologias teórico/práticas, aplicou-se a metodologia de pesquisa exploratória e teórica, com levantamento de informações e bases científicas para a construção da fundamentação teórica sobre as estratégias do ensino de botânica através das plantas medicinais. Desta forma, o foco esteve voltado ao ensino de botânica. Como produto, elaborou-se um guia de ensino. O guia traz orientações para a implementação de horta escolar como instrumento para o ensino de botânica, envolve conteúdos teóricos, acompanhado de dinâmicas práticas, por meio das plantas medicinais, condimentares e PANC. O guia é composto, também, de um roteiro de como utilizar as plantas medicinais para o ensino de organografia e morfologia vegetal, assim como uma sequência didática para o ensino de botânica. Foi possível verificar que em um pequeno espaço verde de uma escola, é possível estruturar uma horta escolar e promover a aprendizagem em botânica. Evidenciou-se a necessidade de mais pesquisas acadêmicas e trabalhos voltados ao ensino de botânica, trazendo materiais de apoio prontos para serem utilizados pelos docentes de biologia, em suas aulas. Abstract: The use of medicinal plants is a common practice, as it is in line with the empirical knowledge disseminated in the population through generations. What is observed is a constant loss of this knowledge, either because of the conflict between generations, where exchanges are increasingly smaller, or because of the general lack of interest in the knowledge and study of plants, facts that generate immeasurable losses in all areas, including biology. With the proposal of developing a teaching guide for medicinal plants, combining theoretical/practical methodologies, an exploratory and theoretical research methodology was applied, with a survey of information and scientific bases for the construction of the theoretical foundation on the strategies of teaching botany through medicinal plants. Thus, the focus was on teaching botany. As a product, a teaching guide was developed. The guide provides guidelines for the implementation of a school garden as an instrument for teaching botany, involves theoretical content, accompanied by practical dynamics, through medicinal plants, spices and PANC. The guide also includes a guide on how to use medicinal plants for teaching organography and plant morphology, as well as a didactic sequence for teaching botany. It was possible to verify that in a small green space of a school, it is possible to structure a school garden and promote learning in botany. The need for more academic research and works aimed at teaching botany was evident, bringing support materials ready to be used by biology teachers in their classes.
Collections
- Dissertações [93]