• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise das fichas de encaminhamentos das crianças com queixa escolar da rede municipal de ensino no município de Telêmaco Borba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SILVANA ROCHA.pdf (666.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Rocha, Silvana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho se desenvolveu referendandoa abordagem da análise quantitativa do número das fichas de encaminhamentos, conferindo especial atenção às queixas escolares de crianças do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Apresenta-se para refletir sobre a questão de estudo, que procura mensurar as queixas escolares no ensino fundamental das escolas municipais da rede pública do município de Telêmaco Borba. A pesquisa teve como proposta metodológica, para responder à problemática, uma análise descritiva da presença maciça de fichas de encaminhamentos com queixa escolar, sendo que a maioria refere-se a problemas vividos no processo de aprendizagem escolar. Constatando a magnitude desse problema que cabe o questionamento sobre os fatores existentes na relação de aprendizagem no contexto de sala de aula que acabam gerando inúmeros encaminhamentos. Posteriormente, realizou-se um estudo comparativo de fichas de encaminhamentos não atendidos pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação; podendo assim, analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa e a partir desse estudo, percebe-se a fragilidade dos professores e falta de reflexão acerca do contexto escolar do aluno encaminhado. Esse estudo nos possibilitou apontar a necessidade de um trabalho de intervenção junto as instituições de ensino para esclarecimento do trabalho da equipe multidisciplinar e a reflexão sobre as condições do processo ensinoaprendizagem, e em especial o papel da coordenadora pedagógica no assessoramento ao professor
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54803
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV