Coordenação Pedagógica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 455
-
O estudante adolescente e a ausência de estímulo no processo ensino aprendizagem
(2014)Resumo : Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é importante entender os mecanismos sobre como se pode motivar o aluno a aprender, bem como saber como a escola lida com o fato de que está muito fácil se obter ... -
O docente e a educação profissional : uma análise de metodologias práticas
(2016)Resumo : O presente artigo apresenta a Educação Profissional e a relação com o professor atuante e as metodologias a serem utilizadas devido ao perfil discente. A Educação Profissional vem sendo discutida e promovida em ... -
O desinteresse dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pela educação escolar : causas e possíveis intervenções
(2014)Resumo : Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender as razões do desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais pela educação escolar. Para isso foram aplicados questionários aos professores ... -
O currículo na educação infantil : sua prática pelos professores
(2014)Resumo : O presente trabalho buscou refletir sobre o currículo na educação infantil, pois muitas são as angústias que permeiam a temática, é um desafio constante o desenvolvimento do trabalho nas escolas que atendem a ... -
O coordenador pedagógico na garantia do direito à educação com qualidade no ensino público : algumas reflexões
(2014)Resumo : Esse artigo tem por objetivo apontar algumas reflexões a respeito da atuação do coordenador pedagógico na garantia do direito à educação de qualidade no ensino público. Busca-se compreender a importância do trabalho ... -
O coordenador pedagógico na Educação Infantil de Cascavel e o seu papel nas práticas desenvolvidas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)
(2016)Resumo : O presente artigo tem como objeto de análise o papel do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil-CMEI de Cascavel. Abordou-se o processo de implementação da função do coordenador pedagógico ... -
O coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar e o trabalho com os professores
(2016)Resumo : O objetiivo deste trabalho é explanar sobre o conceito de indisciplina escolar, as principais causas atribuídas por professores e alunos, bem como estratégias de enfrentamento. Abordar sobre a atuação do coordenador ... -
O coordenador pedagógico e sua atuação na formação continuada dos docentes
(2016)Resumo : O presente artigo pesquisou a atuação do coordenador pedagógico frente à Formação Continuada dos professores, tendo como local analisado Instituto de Educação, situado na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A situação ... -
O coordenador pedagógico e a mediação do plano de trabalho docente
(2016)Resumo : O presente artigo tem como tema O coordenador pedagógico e a mediação do Plano de Trabalho Docente e foi desenvolvido com a finalidade de refletir sobre este momento de construção e a importância dos membros das ... -
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
(2016)Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto mediador e organizador do trabalho do professor em sala de aula, de modo a auxiliá-lo nos desafios do processo de inclusão escolar, ... -
O coordenador pedagógico como mediador do trabalho coletivo, na busca de qualidade no trabalho educativo
(2014)Resumo : Desmistificar os conceitos de poder que envolvem o papel dos coordenadores pedagógico dentro das instituições de ensino, e levar os professores a refletir sobre a importância deste profissional, como um parceiro ... -
O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
(2016)Resumo : Este artigo traz algumas reflexões sobre o Coordenador Pedagógico, como profissional fundamental, no processo de inclusão no ambiente escolar. Caracterizase, como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo ... -
O coordenador e o planejamento escolar
(2016)Resumo : O presente artigo tem como finalidade contribuir com reflexões acerca do planejamento escolar, sobre a importância de se elaborar um Plano de Trabalho Docente que esteja em consonância com a realidade na qual o ... -
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
(2016)Resumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, ... -
O Conselho de Classe e a atuação da Coordenação Pedagógica no contexto da gestão democrática
(2016)Resumo : A reflexão sobre a prática do Conselho de Classe visa contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem no sentido de dar vida às ações ora praticadas na escola. Pretende-se que as reflexões deste momento façam com ... -
O (des)interesse do aluno de ensino médio : o que a escola (não) tem a oferecer?
(2014)Resumo : O artigo em questão tem por premissa analisar as possíveis causas do desinteresse dos jovens pelos estudos. Procura demonstrar as causas e possíveis soluções para que os jovens apresentem interesse e entusiasmo ... -
Mídias na sala de aula : aprendendo com as TICs
(2014)Resumo : Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com professores das diversas disciplinas, dos dezesseis municípios que integram o Núcleo de Educação de Toledo, com o objetivo de abordar a importância da ... -
Motivação e criatividade : um olhar às não aprendizagens
(2016)Resumo : Este trabalho buscou a partir de referencial teórico e análise empírica tratarem sobre os motivos em que levaram alguns alunos a não conseguirem aprender no mesmo ritmo que os outros. Descata-se a importância de ... -
Metacognição na regulação das aprendizagens
(2014)Resumo : Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de metacognição trazendo para o debate a importância desse tema na regulação das aprendizagens tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. Além ... -
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
(2016)Resumo : Neste artigo objetiva-se desencadear reflexões iniciais sobre a metacognição como ferramenta que pode promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, no exercício das funções do coordenador pedagógico. A ...