• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O contexto neoliberal e a formação continuada de professores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - NILLYANE OSTROVSKI DAVID ZANONI.pdf (289.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Zanoni, Nillyane Ostrovski David
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, utilizando-se como referencial teórico a pedagogia históricocritica. Neste sentido é crucial compreender como se engendra o processo de formação docente em todas as suas dimensões. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre os quais destacam-se Saviani (2000, 2002, 2005); Frigotto (1996) e Severino (2002). Esta pesquisa almeja investigar a influência que o contexto neoliberal tem a temática, haja vista que as questões sociais, políticas, econômicas, culturais, além de os programas de governo são fatores que por vezes determinam a forma como ocorre a formação continuada. Deseja-se analisar de que forma o coordenador pedagógico, compreende a relação entre políticas de formação e conjuntura política, uma vez que este se caracteriza como o mediador deste processo e portanto, sujeito atuante na formação continuada. Para atingir este objetivo, além da revisão bibliográfica foi realizada uma pesquisa de campo com os profissionais da equipe pedagógica do Colégio Estadual CELESTIAL, situado na cidade de Piraquara/Paraná, visando refletir sobre a forma como o pedagogo enfrenta as políticas de formação continuada e a quem ele responsabiliza por isso. O presente projeto nasceu da necessidade de proporcionar aos professores um processo de formação continuada que estivesse na contramão do que vem sendo apresentado atualmente e de analisar a forma como o pedagogo enquanto mediador disto está atuando. A pesquisa concluiu que a lógica do capital não está presente somente na formação inicial dos professores, mas, também na formação continuada. A conquista da hora atividade não garante a reflexão e o debate sobre a ação docente. Os coordenadores pedagógicos muitas vezes não estão conscientes da sua função e da intencionalidade que está presente por trás das formações continuadas encaminhadas pelo estado e apenas reproduzem as ações encaminhadas pela mantenedora
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53447
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV