Mídias na sala de aula : aprendendo com as TICs
Resumo
Resumo : Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com professores das diversas disciplinas, dos dezesseis municípios que integram o Núcleo de Educação de Toledo, com o objetivo de abordar a importância da tecnologia na educação partindo de seus impasses e perspectivas, investigando a realidade das escolas no que diz respeito ao uso das tecnologias na prática da sala de aula. Para tanto, nos servimos de um questionário online aplicado aos professores, por meio do qual, procuramos analisar o acesso e uso dos recursos tecnológicos em favor da qualidade da educação, bem como a necessidade de continuar propondo formação e capacitação aos professores. O trabalho tem seu suporte teórico em vários autores, entre eles Freire (1975), Moran (1999 e 2002), Marcuschi (2002) e outros. Da análise do questionário se pode inferir que os professores da rede pública, sob a jurisdição do NRE de Toledo, demonstram conhecer as tecnologias da informação e comunicação, as utilizam, em sua maioria, no seu dia a dia, mas um grande percentual ainda não as usa de forma pedagógica em suas aulas. Percebeu-se que se faz necessário uma formação continuada que atenda às necessidades em relação ao uso pedagógico das tecnologias.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]