O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
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Data
2016Autor
Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior
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Resumo : Este artigo traz algumas reflexões sobre o Coordenador Pedagógico, como profissional fundamental, no processo de inclusão no ambiente escolar. Caracterizase, como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo contribuir na compreensão e efetivação de práticas inclusivas. Objetiva-se também, criar condições para uma educação inclusiva, identificar a trajetória percorrida pela educação especial ao longo na história; pesquisar sobre a legislação referente a educação especial; verificar quais os benefícios de uma escola verdadeiramente inclusiva e analisar o papel do coordenador pedagógico diante do processo de inclusão nos estabelecimentos de ensino regular. O presente estudo justifica-se pela demanda que a educação especial vem assumindo a cada ano, na perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de inclusão e de busca incessante pela democracia, que será alcançada, à medida que o acesso a informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania se consolidem. Algumas ações afirmativas e de sucesso escolar em relação a inclusão também compõem este artigo. Ações que se estabelecem nas escolas apoiada na legislação educacional.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]