O coordenador pedagógico na Educação Infantil de Cascavel e o seu papel nas práticas desenvolvidas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como objeto de análise o papel do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil-CMEI de Cascavel. Abordou-se o processo de implementação da função do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil do município, bem como discutiu-se as contribuições do papel do coordenador pedagógico no trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil- EI. Como procedimento metodológico realizou-se pesquisa do aporte legal que fundamenta a implementação do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil em Cascavel e pesquisa bibliográfica de autores que discutem a temática investigada. Como resultado da análise o coordenador pedagógico pode contribuir das seguintes maneiras para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na EI: como função articuladora entre a escola e a comunidade escolar; mediando as interações por meio de diálogo; na orientação e formação dos docentes; na garantia da vivência do Projeto Político Pedagógico da instituição; na elaboração de estratégias e remanejo para que o aprendizado do aluno aconteça respeitando sua fase de desenvolvimento.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]