• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar e o trabalho com os professores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SUZANA PAGNONCELLI ALVES DE MORAES.pdf (262.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Moraes, Suzana Pagnoncelli Alves de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetiivo deste trabalho é explanar sobre o conceito de indisciplina escolar, as principais causas atribuídas por professores e alunos, bem como estratégias de enfrentamento. Abordar sobre a atuação do coordenador pedagógico, a sua fundamental importância em viabilizar ações para o enfrentamento das situações no cotidiano escolar, através da construção do projeto político pedagógico; da orientação e organização do trabalho através do currículo; projetos que trabalhem conceitos e levem à reflexão sobre respeito, valores e atitudes de solidariedade; uso de instrumentos de avaliação formativa; formação continuada para o aprimoramento dos professores; estímulo ao trabalho colaboratiivo e uso das novas tecnologias da comunicação e da informação, que já fazem parte da rotina da maioria das crianças. Assim, incluir os recursos digitais na sala de aula é uma estratégia para tornar o desenvolvimento dos conteúdos mais interessantes, contribuindo para evitar aulas rotineiras e monótonas. Para verificar o que pensam a respeito da indisciplina escolar, foi realizada uma pesquisa com professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas da rede Municipal de Pato Branco-PR, fundamentada numa abordagem qualitativa, tendo como base a pesquisa exploratória e como instrumento de coleta de dados, o questionário, com o objetivo de coletar informações a respeito da indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola, bem como o enfrentamento da mesma, através das informações dos alunos onde as respostas de ambos coincidem quando dizem considerar a indisciplina como falta de educação, falta de disciplina e limites vindos de casa; algo que necessita ser estudado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54836
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV