O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto mediador e organizador do trabalho do professor em sala de aula, de modo a auxiliá-lo nos desafios do processo de inclusão escolar, levantando subsídios teóricos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais favorecendo assim o acesso e a permanência destes no sistema regular de ensino. Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, investigar as concepções e práticas de pedagogos que atuam em três colégios na rede regular de ensino estadual de Ponta Grossa e que possuem Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário constando de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta, o qual apontou a necessidade de superar um grande desafio na escola, que é mediação da flexibilização e/ou a adaptação curricular em conjunto com a professora de sala de recursos e os professores de sala de aula.
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- Coordenação Pedagógica [455]