Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 84
-
Contribuição da literatura oral para o resgate da memória local
(2015)Resumo : Este estudo é um relato das sínteses das aprendizagens experimentadas e coletivamente construídas com extensionistas do curso GPEDI- Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da UFPR- Setor Litoral ... -
Metodologias de ensino na educação infantil : desafios na educação infantil
(2015)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil. Foi realizado um levantamento referente às práticas de ensino em um CMEI, localizado na região de ... -
Metodologia inovadora
(2015)Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas ... -
Memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras
(2015)Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de ... -
Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré
(2015)O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ... -
O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores
(2018)O presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura ... -
A formação continuada na rede municipal de ensino da cidade de Matinhos – PR : práticas pedagógicas
(2018)O artigo presente visa problematizar a importância da formação continuada para os professores da rede pública do município de Matinhos - PR. O objetivo é refletir sobre o impacto que o curso de extensão de Gestão e Processos ... -
Educação do campo : práticas pedagógicas
(2018)Este trabalho teve como objetivo analisar diferentes práticas pedagógicas utilizadas por professores que atuam na educação do campo no municúpio de Paranaguá em diferentes contextos; Ilha do mel, colônia Pereira, Ilha da ... -
A educação infantil na Ilha dos Valadares : trajetória e práticas
(2018)Este trabalho tem o propósito de registrar como concebeu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica na Ilha dos Valadares. Objetivando resgatar a história da Educação Infantil na comunidade e valorizar ... -
Conferência local do campo em Araucária : um instrumento de gestão democrática
(2018)O presente trabalho se propôs a identificar como uma proposta emancipatória de ensino pautada na "multiplicação" do conhecimento, foi realizada em 3 Unidades de Educação Infantil do campo, apresentou como os profissionais ... -
A importância da formação continuada do professor da educação infantil
(2018)O trabalho intitulado "A Importância da Formação Continuada do Professor da Educação Infantil" tem como objetivo apresentar reflexões em relação a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto, usou-se ... -
Educação do/no campo : tempos e espaços - consolidação das escolas e dualidade administrativa
(2018)A proposta desse trabalho tem como objetivo fazer um resgate histórico do surgimento da Escola do Campo Municipal Professora Andréa Maria Scherreier Dias, no município de Araucária, 1949, apontando as modificações ocorridas ... -
Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana
(2018)O presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. ... -
Desafios e avanços possíveis na educação do campo de Araucária na perspectiva da gestão democrática
(2018)O presente trabalho busca problematizar o processo de formação continuada oferecido aos profissionais, membros do conselho escolar e comunidade escolar, das Unidades Educacionais do Campo, do município de Araucária. O ... -
Breves reflexões a respeito da educação do campo a partir do GPEDI : a educação do campo é verdadeiramente do campo em Paranaguá?
(2018)Este artigo tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre a Educação do Campo no Brasil e em Paranaguá, a partir da multiplicação da especialização "Gestão Em Processos da Educação, Diversidade e Inclusão" da UFPR Litoral, ... -
O professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadas
(2018)Este artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de ... -
A contação de histórias na educação infantil
(2015)A criança deve saber o quanto a aproximação dos livros influência no entretenimento, nas interpretações das histórias contadas e no prazer proporcionado pelas narrativas, relacionando-as com as ações e atividades do ... -
Conhecendo práticas docentes que favorecem a inclusão
(2015)A maneira como o cidadão com deficiência era inserido socialmente foi sendo modificada com o passar do tempo. De um passado de não reconhecimento e por vezes abandono à morte, temos hoje em dia políticas de respeito, ... -
A comunidade escolar como território da formação continuada dos professores da Escola Municipal Heinz Wittitz no município de Guaratuba - PR
(2015)Diante da necessidade de aproximação da Universidade dos saberes das comunidades, o presente artigo pretendeu avaliar primeiramente o papel da comunidade escolar no processo de fortalecimento do capital social (identidades ...