Desafios e avanços possíveis na educação do campo de Araucária na perspectiva da gestão democrática
Resumo
O presente trabalho busca problematizar o processo de formação continuada oferecido aos profissionais, membros do conselho escolar e comunidade escolar, das Unidades Educacionais do Campo, do município de Araucária. O objetivo principal é entender como se dá o processo de formação e como essa ação coletiva pode contribuir para a implementação de avanços da democratização da Educação do Campo no município. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sobre a Educação do Campo, formação continuada e gestão democrática. No decorrer do desenvolvimento das temáticas do curso, foi utilizada a observação participante. Tomou-se como referências da fundamentação sobre gestão democrática, emancipação e formação continuada, autores como Paulo Freire e Jucimara Bengert Lima. Evidenciou-se, no desenvolvimento desse processo a necessidade da ampliação da oferta de formação continuada específica para a Educação do Campo. Destaca-se também, como resultado desse processo de formação, a composição de um grupo de estudos, como forma de garantir um espaço permanente de debate acerca de questões pertinentes à Educação do Campo. As análises se detém na formação e atividades desenvolvidas pelo grupo de estudos sobre educação do campo, que se constituiu no decorrer do curso, a partir de demandas levantadas pelos próprios cursistas.