O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Oliveira, Sônia Regina Perretto de, 1977-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura também no primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo Municipal Rui Barbosa, a fim de promover o gosto e o hábito pela leitura. Ressalta a necessidade da mediação do professor/educador no processo ensino/aprendizagem. A pesquisa possui posicionamentos teóricos de Zilbermann, Freire, Abramovich, que conduzem uma melhor compreensão do tema. Aborda também a literatura como fonte de criatividade e criticidade no desenvolvimento da cidadania no sujeito. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo e de natureza teórica e abordando autores que enfocam as contribuições da literatura infantil para a alfabetização e o letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Enfim, será apresentado situações motivadoras, práticas pedagógicas com o auxílio de materiais adequados para o incentivo na formação de leitores, buscando promover a literatura como fonte de prazer e como "arte". Chegou-se à conclusão que as crianças em fase de alfabetização e letramento expressam maior interesse quando a leitura é focada em assuntos que lhe chamam a atenção, e quando a família se faz presente dentro desse processo.