Educação do campo : práticas pedagógicas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar diferentes práticas pedagógicas utilizadas por professores que atuam na educação do campo no municúpio de Paranaguá em diferentes contextos; Ilha do mel, colônia Pereira, Ilha da Cootinga (indígena) bem como ampliar o conhecimento referente ao conceito de educação no campo. Para que os objetivos fossem alcançados foi utilizado como metodologia pesquisas bibliográficas (incluindo autores como Arroyo, Caldart e Souza) e pesquisa qualitativa. A Educação do Campo estar vinculada as questões que sejam atadas a realidade e a sociedade onde está situada. Considerando os resultados da pesquisa qualitativa se percebe a relação dos professores com seus contextos que resulta da troca entre docentes e discentes conhecimentos levados pelos alunos para dentro da sala de aula e vice-vesa, é notavel a preocupação de professores aliarem a teoria e a prática, porém educador do campo junto com a comunidade deve fazer cobranças em relação a práticas e projetos que ajudem a desenvolver a educação do campo de maneira mais real e adequada com a realidade do sujeito que lá estuda.